Acervo

A existência de um museu implica na existência de um acervo, em torno do qual se estruturam grupos de trabalho, pesquisas, ensino, extensão e muitas outras atividades que o dinamizam. O acervo em si mesmo nada representaria se não pudesse transmitir a idéia de vida que envolve cada peça recolhida, tratada, documentada e pesquisada. A peça museográfica é produto da elaboração humana e, na busca de sua compreensão, resgatam-se traços da nossa história.

Estão sob a guarda do Museu Antropológico da UFG as coleções provenientes de coletas assistemáticas e de pesquisas científicas, realizadas ao longo de mais de 30 anos em áreas de atuação diversas, como Antropologia Social e Cultural, Arqueologia, Etnolingüística, Educação Indígena, Ação Educativa, Museologia, Conservação e outras áreas que surgem com a própria dinâmica das atividades do Museu e do envolvimento com as Unidades Acadêmicas da UFG. O acervo material é composto por objetos etnográficos indígenas e de cultura popular e por objetos arqueológicos.

O Museu Antropológico possui ainda um considerável acervo documental, apresentado em suportes diversos como fotos, vídeos, áudios, imagens digitais, desenhos técnicos, produção cartográfica, livros e outros documentos, que registram as pesquisas e atividades desenvolvidas e/ou subsidiam as ações educativo-culturais e de extensão realizadas pelo Museu. Determinados itens desses acervos são disponibilizados ao público para consulta, como o material bibliográfico e audiovisual, por exemplo.