Coordenação de Integração do Curso de Museologia com o MA

Pablo Fabião Lisboa (Currículo Lattes)
Doutor em Arte e Cultura Visual (UFG, 2019).
Áreas de atuação: Redes sociais e cibercultura, artes visuais, museologia, design e comunicação.

Email: pablolisboa@ufg.

Professor da Universidade Federal de Goiás (DE). Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (2019). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Graduado em Design Gráfico (2006) e Licenciado em Artes Visuais (2007) pela Universidade Federal de Pelotas. Coordenador da Reitoria Digital da UFG, desde agosto de 2019. Experiência na nas seguintes áreas: redes sociais e cibercultura, artes visuais, museologia, design e comunicação. Atua principalmente nos temas: museus e tecnologia, expografia e design de exposições, comunicação patrimonial, espaços museais e arquitetura de museus, interação em museus a partir de dispositivos móveis e outras mediações, design gráfico e digital, arte e tecnologia e ciência da informação.

Vania

Suplente

Vânia Dolores Estevam de Oliveira (Currículo Lattes)
Doutora em Memória Social (UNIRIO, 2011).
Áreas de atuação: Documentação Museológica, Preservação de Acervos, Administração de Museus, Difusão de Acervos, Conservação e Restauro
E-mail: vania_estevam@hotmail.com

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais, Vice Coordenadora do bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás. Atuou também na Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania, em suas primeira e segunda edições, até dezembro de 2017. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em 2016. Possui doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Memória Social e Documento e graduação em Museologia. Foi membro titular das Áreas de Ciências Humanas no Conselho Editorial da Editora UFG (2015-2019). Curadora da Reserva Técnica Documental do Museu Antropológico da UFG. Livros publicados: Urbano Palco: estudos de performances urbanas (coorganizadora) e Estudo Museológico da Coleção Etnográfica Noel Nutels, Ed. Massangana, em coautoria com Mario Chagas (1987). Da atuação profissional anterior destaque-se que dirigiu as seguintes instituições culturais: Museu Gilberto Freyre (FGF), Museu Casa de Benjamim Constant (Ibram), Museu Casa de Rui Barbosa (FCRB) e Museu de Folclore Edison Carneiro, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Iphan), tendo atuado também no Museu do Homem do Nordeste (Fundação Joaquim Nabuco) e no Museu Histórico Nacional. Em 2012 foi agraciada com a Medalha de Honra ao Mérito 80 Anos da Escola de Museologia da UNIRIO e com o Certificado de Reconhecimento do Conselho Universitário da UFG. Outros cargos: Coordenadora de Integração Museu Antropológico - Curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais/UFG; Coordenadora Geral da Rede de Educadores em Museus de Goiás (2012-2013), Coordenadora de Estágio do bacharelado em Museologia da UFG (2013-2014); Assessora de Museus e Espaços Culturais da Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro (1996-1999); Presidente do Conselho Regional de Museologia/2ª Região (1994-1996), Membro individual do Conselho Internacional de Museus (ICOM), da Associação Brasileira de Museologia e membro efetivo do Conselho Regional de Museologia/4ª Região. Financiamentos: Vitae, BNDES, Capes e CNPq. Em 2014 integrou o corpo de jurados do Concurso de Quadrilhas promovido pela Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás. Membro do corpo de jurados da pré-seleção regional dos projetos inscritos no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, nas edições de 1998, 2003 e 2012. Tem como temas de interesse de pesquisa:performances culturais, museologia, cultura popular e documentação museológica.