Etnográfico e Arqueológico

O acervo etnográfico do Museu Antropológico é composto por objetos indígenas e de cultura popular. Representa aspectos da cultura material das diversas populações da Região Central do Brasil. É constituído por matérias-primas orgânicas diversas, como plumárias, cerâmicas, madeiras, fibras, entre outras. Esse acervo reúne mais de quatro mil peças e está acondicionado em reserva técnica destinada à guarda e conservação dos objetos etnográficos.

O acervo arqueológico contém testemunhos provenientes de diversas pesquisas, alcançando mais de cento e quarenta mil peças, as quais ilustram a cultura material das populações – pré-colonial e colonial -, que habitaram ou transitaram pela Região Centro-Oeste, em espaços diferenciados e em momentos distintos. É constituído, principalmente, por objetos líticos e cerâmicos. Esse acervo encontra-se armazenado na Reserva Técnica de Arqueologia "Salas Judite Ivanir Breda".