Livro Mônica

Práticas de intervenção em acervos etnográficos em fibras de buriti: Artefatos xinguanos e sua natureza Simbólica, Imagética e Material

Atualizada em 05/11/14 14:31.

Esta obra apresenta o trabalho focado em técnicas de colheita e uso de matérias primas extraídas da Palmeira de Buriti, abordadas na produção de artefatos etnográficos, com especial atenção à concepção do trançado dos cestos xinguanos, atualmente denominados pelos índios Kuikuro, 'Satagu' e 'Tatahongo'. O livro revela determinados aspectos da cultura visual indígena, que só são alcançados em seus ambientes de origem, são estudados a partir das técnicas de construção estrutural, da percepção estética e conceitual, no processo criativo da cultura material. Desenho e técnica de construção desses dois cestos são mantidos até os dias atuais nas aldeias xinguenses, tal como os estudados pelos viajantes em expedições etnológicas no Xingu, Karl Von den Steinen (1884 e 1887) e Max Schimidt (1900-1901). Destaca uma análise comparativa e contrastante de métodos de construção e tecnologia dos artefatos, confeccionados a partir de fibras da palmeira de buriti, pelos povos Kuikuro do Xingu, Mato Grosso, e pelos povos Karajá da região do Araguaia, Goiás. Documenta esse patrimônio material e imaterial pelo ato do fazer, conferindo uma ferramenta a mais na sua preservação e conservação em museus.

clique aqui para comprar o livro

Fonte: M.A.