noticia1255974277.jpg

Museu recebe Mostra Temporária Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania

Atualizada em 24/01/12 08:26.
Exposição foi aberta como parte da programação da 3ª Primavera de Museus.

Museu Antropológico recebe a Mostra

DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Aberta no último dia 26 de setembro a mostra temporária “Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania”, como parte da programação da 3ª Primavera dos Museus, cujo tema em 2009 foi “Museus e Direitos Humanos. Como detalha o texto de abertura da Mostra:

Esta exposição é parte do projeto de extensão “Diversidade, Direitos Humanos e Cidadania”, financiado pela SEDH/UNESCO e coordenado pelo Programa de Direitos Humanos/UFG. O projeto consistia em um curso de formação para educadores, na produção de uma exposição itinerante realizada pelos alunos do curso, bem como na produção de um programa de rádio e de livro com artigos escritos por professores e alunos a partir das discussões temáticas abordadas no curso.

A exposição foi proposta como um instrumento didático-pedagógico que facilitasse o desencadeamento de um processo de replicação dos conteúdos trabalhados e a multiplicação da ação formadora na área dos Direitos Humanos.

O projeto teve como público alvo profissionais da área de educação, particularmente da rede pública (municipal e estadual) e do ensino não formal (educadores populares, agentes pastorais e militantes de direitos humanos). Profissionais da área de educação vinculados a outras instituições, tais como empresas que atuam na área de responsabilidade social, a própria UFG e outras universidades, também puderam participar do curso.

A exposição foi elaborada pelos alunos do curso em oficinas coordenadas por uma museóloga, e realizadas ao final de cada módulo teórico: a) Introdução aos Direitos Humanos; b) Diversidade Socioambiental e Desigualdades Econômicas; c) Direitos Humanos e Diversidade Racial, de Gênero e Sexual; d) Diversidade Cultural e Construção da Cidadania.

As oficinas problematizaram os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos a partir da vivência de cada aluno/educador, das leituras e dos debates realizados nos módulos. Os alunos então produziram objetos e ilustrações que foram fotografados para a produção dos banners”.

Fonte: Museu