noticia8040.jpg

Museu Antropológico na 2ª Primavera dos Museus

Atualizada em 24/01/12 08:26.
Dias 20 e 21 de setembro, sábado e domingo, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás oferecerá ao público uma programação especial dentro da 2ª Primavera dos Museus. Este ano o evento abordará o tema Museus e o Diálogo Intercultural, com o objetivo depropiciar uma reflexão sobre o papel dos museus frente ao diálogo intercultural, contribuindo para a promoção da paz, do pluralismo de idéias, do desenvolvimento humano e do respeito à diferença.

A 2ª Primavera dos Museus é uma promoção do Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DEMU/IPHAN) e ocorre simultaneamente em várias instituições museológicas de todo o país, com uma programação diversificada. No Museu Antropológico as atividades envolvem sessões de filmes com debates, apresentação musical e abertura das exposições no sábado e no domingo.

A entrada é gratuita e serão fornecidas declarações aos participantes. Confira a programação e participe! O Museu Antropológico está localizado na Pça Universitária, nº 1166, St. Universitário. Mais informações pelo telefone 3209-6010 ramais 24 ou 47.

2ª Primavera dos Museus
Programação no Museu Antropológico da UFG:

Dias: 20 e 21/09/2008 (sábado e domingo) - 09 às 17h

Exposição de longa duração Lavras e Louvores
Exposição temporária Diálogos Interculturais: interlocução entre o Museu Antropológico e Professores Terena

Sessão de Filmes com Debate

Dia: 20/09/08 (sábado)

09 às 12h
Filme: Neste Mundo
Direção: Michael Winterbottom, Inglaterra, 2002, 88 min
Debatedora: Maria Luiza Rodrigues Souza - DCS/FCHF/UFG
Sinopse: São dois primos que vivem na cidade de Peshawar, na fronteira do Paquistão, e que são enviados à Inglaterra para ter uma vida melhor. O roteiro da viagem é feito por traficantes de ópio, cigarros e peças de carro roubadas, sendo longo e perigoso. Eles entram no Irã escondidos em caminhões e vão a pé pela montanha do Curdistão até chegarem à Turquia. Em Istambul a dupla consegue emprego, com o objetivo de conseguir dinheiro para pagar a próxima etapa da viagem.

14 às 17h
Filme: Heremakono - À Espera da Felicidade
Direção: Abderrahmane Sissako, Mauritânia, 2002, 95 min
Debatedor: Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro - Professor do curso de Fotografia e Imagem/Fac.Cambury
Sinopse: Abdallah retorna a sua pequena cidade natal, localizada na costa da Mauritânia, passando um tempo na casa de sua mãe antes de viajar para a Europa. Nesse lugar de exílio, sem entender o idioma local, Abdallah observa. Algumas pessoas atravessam seu olhar: Maata, um eletricista: seu aprendiz, o jovem e alegre Khatra, que tenta ensinar a Abdallah o idioma local; Nana, uma bela mulher marcada pelas lembranças de uma viagem romântica para a Europa; um vendedor chinês; uma menina que aprende as artes tradicionais do canto, entre outros.

Dia: 21/09/08 (domingo)

10 às 12h
Filme: Iroco: a árvore sagrada
Direção: Clarice Hoffmann, Brasil, 2006, 53 min
Debatedores: Alex Ratts - IESA/UFG
                       Diogo Ciqueira Marçal - Mestrando em Geografia pela UFG

Sinopse: AÁrvore Sagradadesvenda a estreita ligação que há entre as religiões afro-brasileiras e o maracatu, a capoeira, o coco-de-roda, o afoxé e o samba. Através do depoimento de artistas e de lideranças políticas e religiosas do Recife, o documentário ainda revela que, assim como o reggae e o hip-hop local, estas manifestações da cultura afro-pernambucana, foram criadas enquanto estratégias de resistência do povo negro. Gravado em agosto de 2006, leva seus telespectadores para dentro dos principais terreiros de candomblé da Região Metropolitana do Recife e mostra como estes adoradores da natureza conseguiram manter sua identidade cultural frente a tanta repressão.

13 às 14h
Apresentação Musical
Dulce Regina de Oliveira - Professora de Violino da Escola de Música e Artes Cênicas/UFG

14 às 17h
Filme: Avá-Canoeiros- A teia do povo invisível
Direção: Mara Moreira, Brasil, 1998, 70 min
Debatedores:  Dulce Madalena Rios Pedroso – IGPA/UCG
                         Jean Paraíso Alves - MEC
                         Mônica Veloso Borges – FL/UFG
                         Rosani Moreira Leitão – MA/UFG

Sinopse: O registro das mudanças que ocorreram na vida dos índios Avá, que
compunham um grupo de três mil nativos por volta de 1760 e hoje estão reduzidos a dois pequenos grupos familiares, é o tema do documentário assinado por Mara Moreira, com roteiro de Andiara Maria.
Os pouco integrantes do grupo, hoje em ameaça de extinção, estão divididos em duas localidades, uma reserva demarcada em Minaçu, norte de Goiás, e a ilha do Bananal, dentro da aldeia Javaé.

Maiores informações:
Coordenação de Intercâmbio Cultural / Museu Antropológico, Universidade Federal de Goiás
Praça Universitária, 1166, Setor Universitário - Goiânia – GO. 74001-970   Fone: (62) 3209-6010 (r.24 ou 47)
Site: www.museu.ufg.br

Fonte: Museu