Weby shortcut

Notícias

Opciones avanzadas   Coincidencia exacta   Todas las palabras   Cualquiera de las palabras
g
Programação completa da Primavera dos Museus
En 15/09/2018 a las 18:19

Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a temporada de eventos acontecerá de 17 a 23 de setembro e propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

6
Sessão de Cinema - Nostalgia da Luz
En 12/09/2018 a las 21:33

Evento Local: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira (Museu Antropológico)

Tipo: Regional

Período do Evento : 13 Setembro de 2018 às 19:00.

 

 

s
Carta aberta em apoio à UFRJ, ao Museu Nacional e ao IBRAM
En 11/09/2018 a las 21:15

Carta Aberta em apoio à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao Museu Nacional/UFRJ e ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

s
Carta aberta em apoio à UFRJ, ao Museu Nacional e ao IBRAM
En 11/09/2018 a las 21:15

Carta Aberta em apoio à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao Museu Nacional/UFRJ e ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

QWQW
CANCELADO - Projeto Cinema Com Debate
En 11/09/2018 a las 11:51

 

A SESSÃO ESTÁ CANCELADA.

 

Evento Local: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira (Museu Antropológico)

Tipo: Regional

Período do Evento : 12 Setembro 2018 às 19:00

 

Cinema

a
Nota de solidariedade ao Museu Nacional da UFRJ
En 11/09/2018 a las 10:29

Reitoria manifesta pesar pela tragédia anunciada e defende construção de compromisso público de proteção aos nossos patrimônios científico e cultural

Incêndio

a
MA aparece em lista de indicação de museus
En 06/09/2018 a las 11:33

O site de notícias Curta Mais incluiu o Museu Antropológico da UFG em uma lista de indicações de museus da cidade de Goiânia.

caaa
Diretor da Escuela Normal Bilíngue de Oaxaca concede entrevista ao Jornal UFG
En 05/09/2018 a las 15:52

Diretor da Escuela Normal Bilíngue de Oaxaca, no México, fala sobre a importância da formação intercultural para a preservação da cultura dos povos originários

México

escada2.
Museu Antropológico colabora com a formação de estudantes do Núcleo Takinahaky
En 13/08/2018 a las 16:17

No período de 06 a 10 de agosto de 2018, o Museu Antropológico, por meio de seus profissionais e de seus espaços educativos especializados (reservas técnicas, laboratórios e exposições), colaborou com a formação dos professores indígenas, estudantes do curso de Licenciatura em Educação Intercultural, oferecido pelo Núcleo Takinahaky, este último criado em 2007 para formar professores indígenas, na Universidade Federal de Goiás.

Parte das atividades do curso Museologia e documentação de saberes aconteceram no Museu, onde os estudantes tiveram oportunidade de discutir os conceitos relacionados aos museus e seus campos de atuação, bem como a importância dessas instituições na preservação das memórias e na salvaguarda, difusão e fortalecimentos das culturas e das identidades dos povos.

O curso Museologia e documentação de saberes compõe a matriz curricular da Licenciatura em Educação Intercultural, que é organizada a partir de temas contextuais e não de disciplinas.  

 

    Educ. Intercultural3            Educ. Intercultural

 

No Museu Antropológico, espaço de pesquisa interdisciplinar em antropologia e áreas afins, os estudantes indígenas puderam visitar espaços especializados e participar de oficinas de preservação, conservação, documentação e guarda de acervos etnográficos e arqueológicos.

 

 dIEGO 2       rosani3

 

Também foram realizados os primeiros procedimentos de tratamento de um pequeno acervo etnográfico constituído pelo Nucleo Takinahaky, a partir de doações dos alunos no decorrer dos seus 10 anos de existência, com o objetivo não só de conservação e guarda desses objetos, mas também de pensar um projeto expositivo para os mesmos.

 

Participaram do curso, 38 estudantes ingressados nos anos de 2013, 2014 e 2015 e já em fase de conclusão dos seus estudos na UFG. Estiveram presentes representantes dos povos Apinajé, Canela, Gavião, Kamayurá, Karajá, Krahô, Tapirapé, Tapuia, Xacriabá, Xavante e Xerente. As visitas técnicas e oficinas resultaram em discussões muito produtivas. Foram dias intensivos de muitas trocas e aprendizados, já que a grande maioria do acervo salvaguardado pelo MA é proveniente das regiões onde vivem os povos indígenas aos quais os estudantes pertencem, sendo que muitos dos artefatos vistos já não são confeccionados nas suas aldeias.

 

 escada2.             dança xavante

 

Um dos assuntos abordados no curso foram os museus comunitários, como espaços de documentação de saberes, de sistematização das memórias e de empoderamento e fortalecimento das identidades indígenas, visto que muitos estudantes estão interessados em criar museus e espaços culturais em suas aldeias. 

                                                                                                                                                                                                                           

espelho 2

 

O curso foi planejado e conduzido por Rosani Moreira Leitão, contando com a colaboração de outros profissionais e estagiários do MA. Colaboraram com as oficinas os/as especialistas Adelino Carvalho, Ana Cristina Santoro, Diego Mendes, Janice Mateucci, Karolyn Soledad Saavedra, Tatyana Beltrão, Aline dos Santos Oliveira, Lucas de Souza Nonato, Thaís Maia e Paola Gomes.   

        

MA/UFG assinam convênio MOA/UBC
En 12/07/2018 a las 10:58

O Reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, e o Diretor do Museu Antropológico da UFG receberam no dia 09 de julho, o professor Nuno Porto, da University of British Columbia, localizada em Vancouver - Canadá. No ato da visita foi assinado um convênio entre o Museu Antropológico da UFG e o Museu de Antropologia da universidade canadense. O MOA, como é conhecido.

Convênio

O diretor do Museu Antropológico da UFG reiterou que "A formalização da cooperação entre as instituições irá oferecer inúmeras oportunidades para discentes, técnico-administrativos e docentes. Nosso esforço é para celebrar esse conhecimento compartilhado".

O reitor, Edward Madureira, destacou o esforço das várias áreas que se empenharam para a celebração do convênio. "Se nos engajamos em ações que nos motivam e reunimos pessoal dedicado, com certeza iremos chegar aos bons resultados que a UFG deseja", destacou.

 

 

 

                         Convenio 1                                 Servidores

Reportagem na TV UFG sobre a exposição Kadiwéu.
En 06/07/2018 a las 09:41

Assistam a reportagem feita no dia da inauguração da Mostra de Cerâmica Kadiwéu.

Acesse-a pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=sexSoEtL4VM

 

Fake News
Exposição "É verdade? Uma expo-reflexão sobre fake news"
En 05/07/2018 a las 10:32

Foi aberta ao público no dia 04 de julho de 2018, na sala de exposição de curta duração do Museu Antropológico da UFG a exposição "É verdade? Uma expo-reflexão sobre fake news".

Esta exposição é resultado da disciplina Comunicação Patrimonial IV - Concepção e Montagem de Exposição, do curso de Bacharelado em Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. O período para visitação vai do dia 4 de julho a 31 de agosto. 

A equipe organizadora é composta pelos/as discentes Andreia Chavier de Oliveira, Benedito José Ferreira da Silva, Camila Beatriz Faria, Clécia Santana dos Santos, Isac Ferreira de Sousa, Judivan Alves Ferreira, Kethelyn Silva Moura, Mara Lúcia de Paiva Najar, Maurício Gonçalves do Nascimento Rodrigues Lima e Milena de Souza; orientados pela professora Gleyce Kelly Heitor.

Como as fake news repercutem em nossas vidas?

Essa é uma pergunta que atravessa a exposição É verdade? Uma expo-reflexão sobre fake news, realizada no Museu Antropológico da UFG, para debater o tema das notícias falsas, seus contextos históricos, midiáticos e culturais, com o objetivo de criar um espaço de diálogo sobre os diferentes usos e tipos dessas notícias, bem como problematizar a interferência do fenômeno nas nossas concepções de verdade.

 Outras informações podem ser acessadas aqui.

ANA
Conservadora do Museu Antropológico participa de Seminário no Chile
En 02/07/2018 a las 21:31

A historiadora Ana Cristina Santoro, conservadora do Museu Antropológico da UFG, promoverá, ao longo do mês de julho, atividades de multiplicação de conhecimentos oriundos de sua recente participação no III Seminário Internacional de Conservación de Papel, ocorrido no Chile, entre 25 e 29 de junho. Ana Cristina atualizou-se nas técnicas de intervenção, novos materiais e estudos de caso de conservação e restauro de bens patrimoniais com suporte em papel, como a conservação de pergaminhos, métodos de limpeza de papel, biodeterioração e conservação de fotografia patrimonial. O Seminário internacional de que ela participou, em Santiago, foi uma promoção do Museu de Arte Colonial e da Escola Nacional de Artes Aplicadas do Chile.

Os interessados em participar das atividades devem contatar a conservadora pelo e-mail:coordmuseologiama@gmail.com.

LOGO MUSGEO
Museu Antropológico presente na inauguração do Museu de Geociências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG.
En 02/07/2018 a las 21:29

O Diretor do Museu Antropológico, Prof. Manuel Ferreira Lima Filho, e o Coordenador de Ações Educativas, Adelino Adilson de Carvalho, participaram da inauguração do Museu de Geociências, do Curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás. A solenidade ocorreu no último dia 29 de junho, sexta-feira, no Campus Aparecida de Goiânia/UEG-UFG. Na oportunidade, o diretor do MA colocou o seu corpo técnico-científico à disposição para parcerias entre as duas unidades da instituição e parabenizou os corpos discente, docente e de técnicos pela iniciativa do novo Museu, que será coordenado pelo Prof. Carlos Roberto Candeiro, do Curso de Geologia da UFG.  

Lavras e Louvores
Exposição de Longa Duração "Lavras e Louvores"
En 02/07/2018 a las 21:28

Venham conhecer nossa exposição de longa duração do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) "Lavras e Louvores". A exposição tem como objetivo contar a região centro-oeste sob outra perspectiva, evidenciando o trabalho e a religiosidade da região.

Situado na Praça Universitária, o Museu Antropológico é aberto ao público de terça a sexta-feira, no horário das 9 às 17 horas. 

Entrada franca.

Kadiwéu
Está aberta a mostra "Cerâmica Kadiwéu"
En 02/07/2018 a las 21:21

A exposição traz peças de cerâmica representativas da arte das mulheres kadiwéu. As peças moldadas em diversos formatos, são decoradas com padrões de desenhos coloridos, típicos da distintividade étnica de seu povo. A exposição está instalada no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) e vai até o dia 03 de agosto de 2018.

Manuel
Museu Antropológico presente na inauguração do Museu de Geociências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UFG.
En 02/07/2018 a las 21:12

O Diretor do Museu Antropológico, Prof. Manuel Ferreira Lima Filho, e o Coordenador de Ações Educativas, Adelino Adilson de Carvalho, participaram da inauguração do Museu de Geociências, do Curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás. A solenidade ocorreu no último dia 29 de junho, sexta-feira, no Campus Aparecida de Goiânia/UEG-UFG. Na oportunidade, o diretor do MA colocou o seu corpo técnico-científico à disposição para parcerias entre as duas unidades da instituição e parabenizou os corpos discente, docente e de técnicos pela iniciativa do novo Museu, que será coordenado pelo Prof. Carlos Roberto Candeiro, do Curso de Geologia da UFG.  

ANA
Conservadora do Museu Antropológico participa de Seminário no Chile
En 02/07/2018 a las 21:10

A historiadora Ana Cristina Santoro, conservadora do Museu Antropológico da UFG, promoverá, ao longo do mês de julho, atividades de multiplicação de conhecimentos oriundos de sua recente participação no III Seminário Internacional de Conservación de Papel, ocorrido no Chile, entre 25 e 29 de junho. Ana Cristina atualizou-se nas técnicas de intervenção, novos materiais e estudos de caso de conservação e restauro de bens patrimoniais com suporte em papel, como a conservação de pergaminhos, métodos de limpeza de papel, biodeterioração e conservação de fotografia patrimonial. O Seminário internacional de que ela participou, em Santiago, foi uma promoção do Museu de Arte Colonial e da Escola Nacional de Artes Aplicadas do Chile.

Os interessados em participar das atividades devem contatar a conservadora pelo e-mail:coordmuseologiama@gmail.com.

Convite
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 27/06/2018 a las 22:13

O Projeto: Cinema com debate apresenta O Filme:

“Capitão Fantástico”

                                  Entrada Franca

Quando? 29 de junho de 2018 (sexta-feira) às 14:30 horas

Onde? Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira

Direção: Matt Ross (EUA - 2016)

Duração: 01h e 58minutos

Debatedor: Prof. Me. Leandro Alves Martins de Menezes – PUC/GO 

SinopseNas florestas do estado de Washington, um pai cria seus seis filhos longe da civilização, em uma rígida rotina de aventuras. Ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

 

OBS: O FILME TERÁ INÍCIO ÀS 14:30H

Convite
Café com Prosa
En 19/06/2018 a las 16:07

Com a temática “Italianidades, tempos espaços: narrativas sobre pertencimentos e agências”, a Dra. Maria Catarina Chitolina Zanine, da UFSM, neste 19 de junho, abrilhanta mais uma edição do “Café com Prosa”, no Museu Antropológico da UFG. A mediação do debate será feita pela Dra. Janine Colaço, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. O evento ocorrerá a partir das 19h, no Mini-auditório Prof. Acary de Passos Oliveira. A entrada é franca e a presença dará direito a certificado de participação.

 

Quando? dia 19/06/2018 às 19hs.

Onde? Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira (Museu Antropológico/UFG)

Convite
CANTATA SERTANEJA
En 15/06/2018 a las 14:31

QUANDO: 15 de junho de 2018 às 19hs no Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira

A Cantata Sertaneja, programada para acontecer no dia 15 de junho, às 19 horas, no Mini-Auditório do Museu Antropológico da UFG, praça Universitária, nº 1166, Setor Universitário, é mais uma iniciativa do Madrigal InCanto (outrora Lettere InCanto, extensão da Faculdade de Letras). Esse é um projeto de extensão criado em abril de 2012, ligado à Área de Italiano do Departamento de Línguas Estrangeiras – DELE – da Faculdade de Letras da UFG. A alma do Madrigal InCanto é italiana, mas tem um repertório variado, como o que será apresentado no dia 15 de junho, juntamente com os demais coros. Entre os dias 2 e 27 de julho o Madrigal InCanto estará em tournée pela Itália, onde fará apresentações em cidades das regiões do Abruzzo, Molise e Puglia.

A Cantata Sertaneja contará com a participação de mais dois grupos corais e seus instrumentistas (violão, flauta e teclado): Coro Arte Viva e Grupo Qael com um repertório apropriado para essa época do ano. 

No repertório há canções como: (não estão em ordem de apresentação)

 

Caicó de Villa-Lobos com arranjo de Aníbal Araújo.

Ave Maria de Gounod com arranjo de Aníbal Araújo.

Pé de Manacá de Isaurinha Garcia com arranjo de Aníbal Araújo.

Chuva, chuvisco, chuvarada de Hélio Ziskind com arranjo de Aníbal Araújo

Boiadeiro errante de Liu & Léo com arranjo de Aníbal Araújo.

Obras do Poeta de Leo Canhoto com arranjo de Aníbal Araújo.

Porta do mundo de Tião Carreiro com arranjo de Aníbal Araújo.

Chora peito de Chrystian e Ralf com arranjo de Aníbal Araújo.

Cuitelinho de Paulo Vanzolini com arranjo de Aníbal Araújo.

 

A Cantata Sertaneja será apresentada no dia 16 de junho, às 19 horas, na cidade de Leopoldo de Bulhões, com a participação especial do coro da terceira idade daquela cidade, regido pelo maestro Aníbal Araújo*.

*Aníbal Araújo Silva é Bacharel pela EMAC – UFG em Música, habilitações –Composição e Regência.

Convite
Palestra "Curadoria e Expografia" - com Raphael Fonseca (MAC-RJ)
En 07/06/2018 a las 11:01

          A palestra Curadoria e Expografia é uma atividade de extensão da disciplina Comunicação Patrimonial II - Expografia, do bacharelado em Museologia da FCS-UFG.

          Como curadoria e museologia podem atuar juntas na passagem do projeto para concretização de uma exposição? Para pensar nestas questões, convidamos o curador Raphael Fonseca (MAC-RJ) que vai dividir suas experiências como curador, apresentando três exposições realizadas ao longo de sua trajetória, para ressaltar os desafios e as escolhas técnicas e conceituais que envolvem as traduções necessárias quando passamos do projeto para a espacialização das ideias. Quando expomos.

 

Cinema no Museu
Projeto "Cinema no Museu Antropológico"
En 06/06/2018 a las 11:28

O Projeto: Cinema com debate apresenta:

O Filme: “O Vingador do futuro”

Entrada Franca

Direção: Paul Verhoeven (EUA -  1990)

Duração: 01h e 13minutos

Debatedor: Felipe Gusmão Carvalho Andrade (Mestrando em Sociologia/UFG)

 

O Público terá direito à certificado de participação

Quando? dia 08/06/2018 às 14hs

Onde? Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira

Convite
Café com prosa!
En 21/05/2018 a las 13:55

Dando continuidade ao projeto “Café com prosa”, nesta terça-feira, às 19hs, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, teremos a palestra “As interfaces da Arqueologia Pública do Brasil” com a Profa. Dra. Márcia Bezerra de Almeida, da Universidade Federal do Pará. Neste evento a pesquisadora explorará um campo de investigação interessada na relação entre pessoas e a materialidade arqueológica. Nesse sentido, existe uma aproximação da Arqueologia com outras disciplinas acadêmicas, tais como: Antropologia, Sociologia, Museologia, História e a Educação, dentre outras. A discussão acontecerá no Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira, no Museu Antropológico da UFG.

Quando? 22/05/2018 às 19h.

Onde? Miniaudutório Prof. Acary de Passos Oliveira/Museu Antropológico

Convite
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 18/05/2018 a las 10:11

O Projeto: Cinema com debate apresenta:

O Filme: “The Square: A arte da Discórdia”

Entrada Franca

Direção: Ruben Östlund (Suécia/Alemanha/Dinamarca/França -  2017)

Duração: 02 h e 31minutos

Debatedor: Me. Diego Teixeira Mendes (MA/UFG)

 

O Público terá direito à certificado de participação

Quando? dia 18/05/2018 às 14hs

Onde? Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira

Convite
16ª SEMANA DE MUSEUS
En 13/05/2018 a las 23:22

No dia 18 de maio se comemora o Dia Internacional dos Museus! Por isso,  durante toda a semana (de 14 a 20 de maio) o IBRAM, seguindo as diretrizes do ICOM, promove a semana nacional de museus cuja temática para 2018 é: Museus Hiperconectados: Novas abordagens, novos públicos.



O Museu Antropológico da UFG também faz parte da programação nacional. De 15 a 18 de maio teremos a programação local nos períodos vespertino e noturno.

 

Estão todos convidadxs a participarem do nosso evento, cuja programação se encontra em anexo em PDF e JPEG.

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 02/05/2018 a las 11:59

O Projeto: Cinema com debate apresenta o filme: “O Closet (Le Placard)”

Entrada Franca

Direção: Francis Veber (EUA, 2001)

Duração: 01 h e 24 minutos

Debatedor: Prof. Dr. Rubens de Freitas Benevides (FCS/UFG)

O Público terá direito à certificado de participação

 

Quando? dia 04/05/2018 às 14hs

Onde? Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira

 

Convite
Café com prosa - Roda de conversa
En 29/04/2018 a las 15:19

O Ma/UFG, em parceria com o PPGIDH/UFG, recebe, nesta segunda (30/04), para uma roda de conversa, o professor Arturo Ruiz López, da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO). A visita faz parte de uma série de ações de intercâmbio que a UFG mantem com instituições de ensino mexicanas desde 2004. A visita do professor tem por objetivo conhecer experiências na área de educação intercultural, sobretudo as atividades do Museu Antropológico e o trabalho e formação de professores indígenas realizado no Núcleo Takinahaky. Durante a passagem do professor pela UFG também estão sendo encaminhadas questões relativas ao 4º Congresso de Formadores em Educação Intercultural.

Desde agosto de 2016, Antonio Carrillo Avelar, da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) está na UFG como professor visitante exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH). Nos últimos anos, o grupo se ampliou e as relações acadêmicas se consolidaram através da criação da Rede de Formadores em Educação Intercultural na América Latina (RedFeial) e do Congresso de Formadores em Educação Intercultural na América Latina, que ocorre de 2 em 2 anos e vai para a sua 4a. Edição. 


Os dois primeiros congressos ocorreram parte na UNAM (Cidade do México) e parte em instituições em Oaxaca. O 3o. Congresso ocorreu aqui na UFG, de 26 a 28 de julho de 2017, e foi promovido conjuntamente pelo Museu Antropológico, pelo Núcleo de Direitos Humanos e pelo Núcleo Takinahaky de Formação de Professores Indígenas. O 4o. Congresso está programado para julho de 2019 e será realizado na UNAM (Cidade do México). 

Data: 30/04/2018 às 17h.

Local: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira - Museu Antropológico

 

Convite
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 12/04/2018 a las 11:25
O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 13 de abril de 2018 (sexta-feira) às 14 horas, o filme “ Obrigado por fumar. 

O Público terá direito a certificado de participação

Direção: Jason Reitman  (EUA, 2005)
Duração: 1h e 32 minutos
Debatedor: Prof. Hudson Adriano ( Graduado e Especialista em História pela Faculdade de História da UFG)
SINOPSE Como porta-voz das grandes empresas de cigarros, Nick Naylor ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes. Mas ele começa a questionar seu papel como pai, à medida que seu filho se mostra interessado por sua profissão.

Convite
IX Seminário da REM-Goiás
En 04/04/2018 a las 09:35

Com a temática "Museus e Educação: Estudos de Público e Avaliação" a REM-Goiás convida a todos para participarem das atividades deste dia 04 de abril, que serão realizadas no Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira, no Museu Antropológico da UFG.

Às 13 horas teremos o minicurso "Museu como instituição de comunicação", ministrado pelo Prof. Dr. Luis Antônio Signates (MA/UFG).

Às 14 horas acontecerão as sessões de comunicações orais, sob a coordenação dos Professores Valéria Fabiane Braga Ferreira (FAV/UFG) e Glauco Batista Ferreira (FCS/UFG).

Às 18 horas ocorrerá a eleição da nova Coordenação da REM-Goiás

Às 19 horas dar-se-á o encerramento do evento com a palestra intitulada "Da questão do público à produção da esfera pública", proferida pela professora da FCS/UFG Gleyce Kelly Maciel Heitor.

 

Em anexo segue o convite

            

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 04/04/2018 a las 00:11
O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 06 de abril de 2018(sexta-feira) às 14 horas, o filme “Como água para Chocolate. 
            O PÚBLICO TERÁ DIREITO À CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO!!!
 Direção: Alfonso Arau  (México, 1992)
Duração: 2h e 03 minutos
Debatedores: Antônio Carrillo Avelar (UNAM/México) e José Guadalupe Maya Rosado (UNAM/México) - 
Sinopse:  Tita, a filha mais nova de uma matriarca não pode se casar para cuidar da mãe até a sua morte. Ao crescer, Tita se apaixona por Pedro Muzquiz, que corresponde e quer casar com ela, mas a mãe da moça proíbe o casamento, e sugere que ele se case com Rosaura, a irmã dois anos mais velha de Tita. O rapaz aceita, pois esta é a única maneira de se manter perto de Tita.

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 20/03/2018 a las 19:31
O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 23 de março de 2018(sexta-feira) às 14 horas, o filme “Santa Sangre.
O Público terá direito a certificado de participação
 
Filme: “Santa Sangre 
Direção: Alejandro Jodorowsky (Itália, 1989)
Duração: 02h e 03 min.
Debatedor: Prof. Francisco Javier Lillo Biagetti
Local: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira (Museu Antropológico)
Sinopse: Fênix é um jovem que vive internado em um hospício. Quando era novo, ele presenciou a mutilação de sua mãe, uma fanática religiosa pagã, pelo próprio pai, o dono de um circo muito peculiar. Traumatizado, Fênix embarca em uma obsessão pela própria mãe, e entra em um mundo de trevas e de mortes indiscriminadas.

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 14/03/2018 a las 15:36

O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 16 de março de 2018(sexta-feira) às 19 horas, o documentário “ A imagem como arma.

O Público terá direito a certificado de participação

 

Documentário: “A imagem como arma

Direção: Patrícia Ferreira e Sophia Pinheiro (Brasil, 2017)

Duração: 52 minutos

Debatedora: Sophia Pinheiro

                                                 

Sinopse: Um encontro íntimo entre duas mulheres que se filmam. O documentário experimental é a relação de duas artistas, uma cineasta indígena e uma artista visual e antropóloga não-indígena. Diante da consciência da imperfeição do ser, entram em conflitos e se criam material e espiritualmente. Nesse processo, se descobrem iguais e diferentes na justeza de suas imagens.

Convite
Palestra: " Ação Educativa e as possibilidades de diversificação de projetos para museus e seus visitantes"
En 07/03/2018 a las 01:50

Palesta com Aureli Alves de Alcântara sobre ações educativas em museus. Com enfoque nas possibilidades de diversificação de projetos para os museus e seus visitantes, a partir da sua experiência em instituições como o Centro Cultural São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo e Memorial da Resistência de São Paulo.

A palestrante Aureli Alves de Alcântara, tem Graduação e Licenciatura em História;  é Especialista em Museologia e Mestre em  Arqueologia. Atuou em várias instituições museológicas no  âmbito da Pesquisa, Salvaguarda e comunicação  Museológica. Nos últimos anos trabalhou em ações  educativas em instituições como o Centro Cultural São  Paulo, Teatro Municipal de São Paulo e atualmente, coordena  a Ação Educativa do Memorial da Resistência de São
 Paulo.

 

Quando: 10/03/2018 (Sábado) 

Horas: 9:30Hs.

Onde: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira ( Museu Antropológico)

 

Arqueologia Subaquática
PALESTRA: "Um Mergulho na Arqueologia Subaquática"
En 26/02/2018 a las 11:11

         A Palestra "Um Mergulho na Arqueologia Subaquática", com o Prof. Dr. Gilson Rambelli, é parte do projeto “Rio Araguaia: lugar de memórias e identidades” do Museu Antropológico da UFG, que foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2016, SEDUCE e Governo de Goiás (acompanhe nossa página no Facebook https://www.facebook.com/Rio-Araguaia-Lugar-de-mem%C3%B3rias-e-identidades).


         O projeto centra-se na análise do rio Araguaia como lugar de memórias e identidades para as sociedades goianas. Para o efeito, ele incide sobre os vestígios materiais salvaguardados pelo Museu Antropológico, particularmente de uma canoa karajá, e da identificação de potenciais sítios arqueológicos na região ribeirinha. Será através de uma proposta colaborativa com o povo Karajá das aldeias de Buridina e Bdè-Buré, em Aruanã, que se registrarão e divulgarão as narrativas sugeridas por essas peças e lugares.
         O objetivo é iniciar as reflexões sobre as potencialidades da Arqueologia Subaquática no Estado de Goiás para uma abordagem interdisciplinar das paisagens culturais, por meio da formação de pessoas com interesse em realizar esses estudos.

cinema
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 20/02/2018 a las 09:31

O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 23 de fevereiro de 2018(sexta-feira) às 14 horas, o filme “"A Montanha Sagrada".

O Público terá direito a certificado de participação

FILME: “A Montanha Sagrada

 

Direção: Alejandro Jodorowsky (EUA/México - 1973)

Duração: 1h e 54min.

Debatedores: Prof. Francisco Javier Lillo Biagetti - Cineclube Imigração (Mestre em Ciências Sociais) e Prof. Samuel Vaz - Cineclube de La Muerte (Historiador, fotógrafo, mestre em Ciências da Religião/PUC/GO).

 

Sinopse: Ladrão (Horacio Salinas), figura similar a Jesus, perambula por estranhos cenários repletos de símbolos religiosos e pagãos. Um guia espiritual (Alejandro Jodorowsky) o apresenta a sete pessoas, cada uma representante de um planeta do sistema solar. O grupo segue para a Montanha Sagrada. A ideia é ocupar o lugar dos deuses imortais que lá vivem e dominam o mundo.

Convite
CONVITE!!!
En 06/02/2018 a las 10:49
O Museu Antropológico convida a todas e todos para um debate sobre o seu planejamento. Essa proposta deriva do entedimento de que é fundamental uma aproximação com os diversos grupos e coletivos de Goiânia e região. Nesse sentido, contamos com a presença e colaboração de todas e todos para dialogarmos sobre demandas e propostas que façam do Museu uma instituição mais democrática e inclusiva.

Data: 09/02/2018 às 9:00h.

Local: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira, no Museu Antropológico da UFG

 

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 29/01/2018 a las 21:36

O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 02 de fevereiro de 2018(sexta-feira) às 14 horas, o filme “"O Pagador de Promessas".

O Público terá direito a certificado de participação

 

FILME: “"O Pagador de Promessas"

Direção: Anselmo Duarte (Brasil/1962)

Duração: 1h e 38min.

Debatedores: Felipe Gusmão Carvalho Andrade (Graduando em Ciências Sociais/UFG e Luiz Fernando de Oliveira (Graduando em Letras/UFG).

 

SinopseZé do Burro (Leonardo Villar) e sua mulher Rosa (Glória Menezes) vivem em uma pequena propriedade a 42 quilômetros de Salvador. Um dia, o burro de estimação de Zé é atingido por um raio e ele acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara para salvar o animal. Com o restabelecimento do bicho, Zé põe-se a cumprir a promessa e doa metade de seu sítio, para depois começar uma caminhada rumo a Salvador, carregando nas costas uma imensa cruz de madeira. Mas a via crucis de Zé ainda se torna mais angustiante ao ver sua mulher se engraçar com o cafetão Bonitão (Geraldo Del Rey) e ao encontrar a resistência ferrenha do padre Olavo (Dionísio Azevedo) a negar-lhe a entrada em sua igreja, pela razão de Zé haver feito sua promessa em um terreiro de macumba.

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 25/01/2018 a las 10:13

O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 26 de janeiro de 2018(sexta-feira) às 14 horas, o filme “"A Vizinhança do Tigre".

O Público terá direito a certificado de participação

FILME: “"A Vizinhança do Tigre"

 

Direção: Affonso Uchoa (Brasil/2016)

Duração: 1h e 35min.

Debatedor: Luiz Eduardo Rosa Silva (Jornalista graduado pela Facomb-UFG, mestrando no Teccer-UEG e, organizador do Cineclube Xícara da Silva).

 

Sinopse: Grande vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes de 2014, A Vizinhança do Tigre é uma experiência quase que antropológica. O diretor Affonso Uchoa entra no universo do bairro Nacional, região pobre de Contagem/MG, e retrata o dia a dia de jovens do local. Ele busca interferir o mínimo possível na narrative, onde os jovens Juninho (Aristides de Souza), Eldo (Eldo Rodrigues), Adilson (Adilson Cordeiro), Menor (Maurício Chagas) e Neguinho (Wederson Patrício) são moradores da periferia de Contagem e vivem divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança. Para sobreviver à luta de cada dia, eles terão que domar o tigre que mora dentro de si.

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 17/01/2018 a las 16:18

O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 19 de janeiro de 2018(sexta-feira) às 14 horas, o filme “"Mate-me por favor".

O Público terá direito a certificado de participação

FILME: “"Mate-me por favor"

 

Direção: Anita Rocha da Silveira (Brasil/Argentina/2016)

Duração: 1h e 44min.

Debatedora: Giórgia de Aquino Neiva (Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social – PPGAS/UFG).

 

Sinopse: Na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a rotina de Bia, uma jovem de quinze anos, e de João, seu irmão de 25 anos de idade, é alterada por uma série de assassinatos sombrios. Este caso acaba ilustrando alguns dos principais problemas enfrentados pela juventude atual. Trata-se de um filme sobre juventude, focando o misto de solidão e agito que permeia a vida dos adolescentes.

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 09/01/2018 a las 16:41

O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 12 de janeiro de 2018(sexta-feira) às 14 horas, o filme “Relatos Selvagens.

O Público terá direito a certificado de participação

 

FILME: “Relatos Selvagens

 

Direção: Damián Szifron (Argentina/Espanha/2014)

Duração: 2h e 02min.

Debatedor: Prof. Francisco Javier Lillo Biagetti (Mestre em Ciências Sociais).

 

Sinopse

O filme reúne seis histórias de vingança vividas por personagens que são confrontados com situações que os deixa à beira de perder o controle. Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle.

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 02/01/2018 a las 18:18

O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 05 de janeiro de 2018(sexta-feira) às 14 horas, o filme “Crepúsculo dos Deuses.

O Público terá direito a certificado de participação

 

Filme: “Crepúsculo dos Deuses

Direção: Billy Wilder ( USA/1950)

Duração: 1h e 50min.

Debatedores: Felipe Gusmão Carvalho Andrade (Graduando em Ciências Sociais/UFG e Luiz Fernando de Oliveira (Graduando em Letras/UFG).

 

Sinopse: Para fugir dos representantes de uma financeira, Joe Gillis (William Holden) se refugia na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas. O filme é insuportável, mas o pagamento é bom e como ele não tem muito o que fazer, aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas.

 

MA - Divulgação
MUSEU ANTROPOLÓGICO/UFG: GESTÃO 2014 – 2018
En 31/12/2017 a las 11:16

Em 2014, o corpo técnico do Museu Antropológico elaborou coletivamente um Plano de Gestão para ser executado na Gestão 2014 – 2018. Este instrumento serviu de subsídio para o detalhamento das atividades estabelecidas nos planejamentos anuais.

As ações executadas a cada ano foram explicitadas em relatórios, cujos conteúdos representam um resumo das atividades, as quais encontram-se descritas, de forma detalhada, nos instrumentos arquivados ou disponíveis no arquivo administrativo do Órgão, relativos aos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017. Para além desses informativos foi elaborado o Relatório de Gestão 2014 – 2018 que tem apençado todos os demais instrumentos e normativas aprovados nesta gestão.     

convite
Homenagem póstuma à Profa. Edna Luísa de Melo Taveira e Lançamento de Livros
En 29/12/2017 a las 16:06

O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) tem a honra de convidá-lo(a) para participar do lançamento da coleção Memórias e Acervos, obra em homenagem póstuma à  Profa. Edna Luísa de Melo Taveira, uma das autoras do primeiro dos três livros que a compõem, e que fala sobre a trajetória do Órgão, o sistema de documentação do acervo etnográfico e o inventário de bens arqueológicos, com o objetivo de socializar o conhecimento e os processos organizacionais desses acervos.

DATA: 03 de janeiro de 2018

HORÁRIO: 19hs

LOCAL: Museu Antropológico da UFG ( Av.Universitária, 1166 - Setor Leste Universitário)

 

Cinema no Museu
Projeto Cinema no Museu Antropológico
En 21/12/2017 a las 10:25

O Projeto de Extensão Cinema no Museu Antropológico, exibe no dia 22 de dezembro de 2017(sexta-feira) às 14 horas, o filme “O Experimento de Milgram.

                                             O Público terá direito a certificado de participação

 

Direção: Michael Almereyda (USA/2015)

Duração: 1h e 42min.

Debatedores: Matheus Pereira Farias e Tales Damascena de Lima (Graduandos em História - PUC/GO)

Local: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira