Etnografia da cesta karajá

Editora UFG lança o livro Etnografia da cesta Karajá 27/03/2013

Atualizada em 24/06/13 13:47.

Local de Realização: Museu Antropológico
Data de Realização: 02/04/2013

No próximo dia 02 de abril, será realizado o lançamento da 2ª edição do livro Etnografia da cesta Karajá, de Edna Luisa de Melo Taveira. O lançamento ocorre às 17 horas, no Museu Antropológico da UFG, durante o IV Seminário da Rede de Educadores em Museus de Goiás.

A nova edição desse livro faz uma análise técnica detalhada da matéria-prima utilizada na confecção das cestas e as quatro técnicas cesteiras utilizadas pelos Karajás de Santa Isabel do Morro, trazendo uma grande contribuição para a ação museológica e para os estudos etnográficos. Nele, a autora busca, ao mesmo tempo,compreender a realidade contextual em que os objetos estão imersos, em suas funções de uso e de representação simbólica para o grupo que os produziu, e ampliar as informações para além da matéria-prima, da forma e função.

Edna Luísa de Melo Taveira dirigiu o Museu Antropológico da UFG de 1983 a 1993. Atualmente ela é professora aposentada da UFG.

O livro pode ser adquirido nas livrarias da UFG e no site da editora.