noticia1250191580_ORIG.jpg

Mostra Terena está na programação cultural do VI CONPEEX

Updated at 01/24/12 08:26 .
Museu Antropológico expõe Mostra sobre Educação Indígena Terena no VI Congresso de Pesquisa, ensino e extensão da UFG.

Museu Antropológico expõe Mostra sobre Educação Indígena Terena no VI CONPEEX/UFG

Com o tema "Ciência e Desenvolvimento Regional", a Universidade Federal de Goiás promove seu VI Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão nos dias 27 a 30 de outubro. Na ocasião, o Museu Antropológico se fará presente através da Mostra Itinerante – Diálogos Interculturais: Interlocução entre o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás e Professores Terena, cuja primeira edição ocorreu no Museu, no período de 14 de agosto de 2008 a 07 de março de 2009 e, posteriormente, foi montada no XVIII Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação, devendo itinerar em 2010 na região de Mato Grosso do Sul, onde vivem os Terena.

A Mostra é um dos produtos de projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos por pesquisadores do Museu Antropológico em parceria com os professores Terena da Escola Indígena Coronel Nicolau Horta Barbosa, localizada na aldeia Cachoeirinha, Município de Miranda/MS. Um dos principais objetivos é divulgar para a comunidade universitária e para o público em geral os resultados do projeto de pesquisa Aprendizado Socialização e Cidadania de Crianças Terena: interfaces entre a educação familiar e comunitária e a educação escolar (edital CNPq-2006) e o Projeto de Extensão Interlocução entre o Museu Antropológico e Professores Terena: assessoria pedagógica e elaboração de produtos para uso didático (PROEXT Cultura 2007 - recentemente agraciado com menção honrosa do Prêmio Darcy Ribeiro)

Esta terceira edição da Mostra foi especialmente elaborada para compor a programação do VI CONPEEX. As imagens e objetos que serão apresentadas  remetem a um conjunto de situações e cenários que abrangem desde o cotidiano Terena até os procedimentos formalizados de educação/socialização, tais como ritos de iniciação e outras cerimônias e processos de educação escolarizada do povo Terena da Aldeia de Cachoeirinha.

A escola de Cachoeirinha é percebida como uma instituição conectada aos diferentes espaços sociais, desempenhando distintos papéis e funções que, ao longo do tempo, são interpretados, ressignificados e apropriados de diversas formas pelos agentes que lá atuam.

Certamente a exposição da Mostra Itinerante – Diálogos Interculturais: Interlocução entre o Museu Antropológico e Professores Terena no VI CONPEEX contribuirá para a discussão, analise e reflexão sobre o tema Ciência e Desenvolvimento Regional, proposto este ano no Congresso.

Confira a programação do evento através do portal da UFG (www.ufg.br) e participe!

Maiores informações:

Setor de Comunicação e Documentação Audiovisual