Topos

  A exposição de curta duração Topos: espaços de Ewald Janssen é um dos resultados do projeto Gestão do acervo documental de Ewald Janssen: restauração, difusão e circulação patrimonial, contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do estado de Goiás, Brasil, no Edital de Estímulo ao Restauro, n. 07/2016,  desenvolvido pelo Museu Antropológico, entre os anos de 2017 e 2018.

                 Topos: espaços de Ewald Janssen teve como curadoras Ana Cristina de Menezes Santoro, Dilamar Candida Martins, coordenadoras do projeto, e as museólogas Karolyn Soledad Saavedra Correia e Vanessa Ferreira de Almeida Resende, que assinaram o projeto expográfico.

                  O ponto de partida da exposição foi a Coleção Ewald Janssen e o projeto, que teve como objetivo recuperar a integridade física dos documentos (cartográficos, iconográficos e textuais) salvaguardados pelo Museu Antropológico, promovendo o restauro, o acesso, a difusão e a circulação do acervo produzido pelo engenheiro e topógrafo Ewald Janssen sobre a criação e expansão urbanística da cidade de Goiânia e de outras do interior do estado de Goiás, entre as décadas de 1950 e 1980.

                  A exposição Topos: espaços de Ewald Janssen foi mais que uma mera apresentação de objetos. Ela foi concebida como um programa complexo que procurou disseminar o conhecimento gerado pela pesquisa realizada em áreas de conhecimento especializadas, no seio de um Órgão público, com o apoio de investimento externo, e potenciar a comunicação e interação com diferentes públicos, fazendo uso de algumas estratégias sustentadas por distintos recursos expográficos.

                  A mostra teve em seu conceito gerador a demonstração da importância e da potencialidade dos documentos que compõem a Coleção Ewald Janssen, assim como o conhecimento de parte da história do estado de Goiás e em especial da cidade de Goiânia. O projeto expográfico foi realizado pelas museólogas Karolyn Soledad e Vanessa Resende, que fizeram parte de todo o processo de musealização do acervo. A exposição esteve aberta ao público entre os dias 06/11/2018 e 01/03/2019. 

Acompanhe abaixo registros da exposição:

 

topos 1

topos 2

topos 3

topos 4