Bío Bío no museu

Visita técnica fortalece cooperação intercultural na América Latina

Mise à jour 31/03/26 15:11.

Professor de universidade chilena esteve no Brasil em busca de diálogo latino-americano na área de educação intercultural

Texto: João Lúcio

No dia 11 de março de 2026, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás recebeu a visita técnica do professor Héctor Torres Darío Cuevas, docente e pesquisador da Universidad del Bío Bío (Chile).

Com sólida trajetória acadêmica, o pesquisador é doutor em Antropologia pela Universidade Laval, mestre em Educação e licenciado em Educação Intercultural pela Universidade Católica de Temuco. Sua atuação concentra-se em temas como educação e interculturalidade, antropologia da educação em contextos interculturais, políticas educacionais e povos indígenas. Além disso, integra a Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina (RedFEIAL).

Durante sua passagem pelo Brasil, o professor também realizou atividades na Universidade de Brasília e no Instituto Takinahaky (UFG), ampliando o intercâmbio acadêmico na área.

No Museu Antropológico da UFG, o pesquisador foi recebido pela diretora Rosani Moreira Leitão e pelo vice-diretor Adelino Carvalho. Na ocasião, também esteve acompanhado pelo professor Cristhian Teófilo da Silva, Antropólogo, professor do Departamento de Estudos Latino-Americanos (ELA) da Universidade de Brasília (UnB).

A visita teve como principal objetivo fortalecer o diálogo e as interlocuções acadêmicas voltadas à formação intercultural na América Latina, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de parcerias institucionais.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas com a valorização da diversidade cultural e o avanço de práticas educacionais inclusivas no contexto latino-americano.

Bío Bío no museu

 

Source: Coordenação de Intercâmbio Cultural (CIC/MA)

Catégories: Notícias capa