Museu Antropológico da UFG abre dezembro com programação cultural
Exposições, seminário internacional, encontro poético e apresentação teatral marcam a programação de fim de ano do MA/UFG
Texto: João Lúcio
O Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) preparou uma diversificada programação para o mês de dezembro, reunindo arte, literatura, arqueologia e apresentações culturais. As atividades incluem novas exposições, eventos especiais, um seminário internacional e espetáculos abertos ao público.
Exposições

Até 31 de dezembro, seguem abertas duas mostras promovidas pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural: “Iyá Agba – As Matriarcas”, exposição individual da artista Raquel Rocha, e “Entre Olhares, Raízes e Memória”, coletiva que reúne obras de Rafaela Rocha, Lucas Almeida e Raquel Rocha. Além delas, o público pode visitar a mostra permanente “Lavras e Louvores”, que apresenta expressões culturais goianas, e a exposição virtual “Edna Luísa de Melo Taveira: memórias de si, dos outros e das coisas”.
As visitas ao museu acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, com agendamento obrigatório para grupos escolares pelo telefone (62) 98408-5561.
Encontro Poético 11/12
No dia 11 de dezembro, às 19h, o MA realiza a última edição em 2025 do Encontro Poético, que desta vez recebe os editores da Revista Bula. A publicitária e escritora Tainá Corrêa e o poeta Carlos Willian, presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás e vencedor da Bolsa Hugo de Carvalho Ramos 2025 na categoria poesia, participam de uma conversa aberta ao público. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube do Museu Antropológico.
Seminário Internacional de Arqueologia
De 10 a 12 de dezembro, o museu sedia o I Seminário Internacional de Pesquisas Arqueológicas, Colaboração, Território e Interdisciplinaridade, em comemoração aos 30 anos do Laboratório de Arqueologia (LabArq) e aos 53 anos de pesquisas arqueológicas na UFG. A programação inclui conferências, mesas temáticas, apresentações de laboratórios e debates com especialistas internacionais e nacionais, com atividades presenciais e transmissões pelo YouTube UFG Oficial.
O evento reúne nomes como Dr. Chip Cowell, Prof. Dr. Raphael Moura Cardoso, Profa. Dra. Francesca Parodi, Dra. Michele de Barcelos Agostinho e Profa. Ma. Walderes Coctá Priprá de Almeida. A identidade visual do seminário faz referência à reconstituição digital do painel do sítio arqueológico GO-Ni.176, criada por Ludimilia Justino de Melo.
Apresentação teatral

Encerrando o calendário artístico, a Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, integrante do projeto de extensão “Viver em Cena”, apresenta o espetáculo “Invisibilidade” no dia 13 de dezembro, às 19h, no CCBEU. Para o coordenador do projeto, Adelino Carvalho, o objetivo é unir teatro, psicologia e memória como ferramentas de transformação pessoal e social. “O projeto destina-se principalmente às mulheres acima de 60 anos, com interesse em desenvolver suas habilidades artísticas e refletir sobre o envelhecimento de forma crítica”, destaca Adelino.
Recessos de fim de ano
O MA informa que entrará em recesso de Natal a partir das 12h do dia 24 de dezembro, retomando as atividades no dia 29 de dezembro. O recesso de Ano-Novo ocorrerá a partir das 12h do dia 31 de dezembro, retomando as atividades no dia 5 de janeiro.
Biblioteca no Museu
A Biblioteca Seccional Profa. Edna Luísa de Melo Taveira (BSMA) abre ao público na semana do natal, das 7h às 13h, e na semana do ano novo das 13h às 18h, com acervo especializado em Antropologia, Arqueologia, Etnologia, Linguística, Gênero e Sexualidade.
Revista Hawò
A pesquisa e a difusão do conhecimento também estão presentes na Revista Hawò, periódico do MA/UFG criado em 2020 e classificado como B4 no Qualis (2017–2020). A revista publica trabalhos inéditos em Antropologia e áreas afins, promovendo o diálogo com a Museologia, Cultura Popular e Patrimônio. Ainda há tempo de publicar no próximo número!
Com programação diversificada, o Museu Antropológico reafirma seu compromisso com a cultura, a pesquisa e a formação de públicos no encerramento de 2025.
Fonte: Coordenação de Intercâmbio Cultural (CIC/MA)
Categorias: Notícias capa