programação agosto 2025

Museu Antropológico da UFG divulga programação cultural para agosto

Atualizada em 08/08/25 11:12.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 

Texto: João Lúcio

O Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) preparou uma agenda diversificada para agosto, com exposições, oficinas, sessões de cinema, lançamento literário, teatro, visitas mediadas e serviços de biblioteca. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Exposições
Entre os destaques, está a mostra Arquivo lésbico e suas grafias, aberta à visitação de 23 a 29 de agosto, na sala de exposição de curta duração do MA. A exibição integra a programação do Seminário Trançando Gênero, organizado pelo Pindoba - Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença, cujo tema é a “Visibilidade Lésbica”. O evento tem como objetivo promover a difusão de conhecimentos e a reflexão acadêmica e cultural sobre a presença e a representatividade lésbica na sociedade, por meio de registros, memórias e produções artísticas.

Segue em cartaz a exposição de longa duração Lavras e Louvores, que apresenta expressões culturais populares brasileiras, com foco nos saberes, fazeres e devoções de Goiás. A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, no prédio do museu, na Praça Universitária, em Goiânia.

No ambiente virtual, segue disponível no site museu.ufg.br a mostra Edna Luísa de Melo Taveira: memórias de si, dos outros e das coisas, homenagem à pesquisadora que dedicou quase cinco décadas ao MA e aos estudos sobre culturas indígenas.

Oficina
No dia 21 de agosto, às 13h, o MA recebe a oficina Desconstruindo Barreiras Atitudinais em Espaços Culturais, parte do projeto “Florescendo no Meio do Mundo”, contemplado pelo edital nº 5/2024 – Artes Visuais (PNAB – Lei Aldir Blanc – Goiás). Ministrada por especialistas em acessibilidade cultural, a atividade busca criar estratégias de acolhimento para públicos diversos.

Poesia no Museu
No dia 15 de agosto, às 17h, será lançado o livro Transcritos (Editora Desdêmona, 2025), coletânea de poesias e crônicas escritas por pessoas trans, travestis e não binárias de todo o Brasil. O evento será no próprio MA.

Cinema no Museu
O público poderá conferir duas sessões especiais. No sábado, 9 de agosto, às 14h, o Cineclube Kurosawa exibe Black Jack, clássico da animação japonesa, na sala de aula 1. Já no dia 29, sexta-feira, às 14h, o Cineclube Cuca Maluca apresenta Dona Lurdes (2024), comédia dramática brasileira dirigida por Cristiano Marques.

Teatro no Museu
Nos dias 11, 18 e 25 de agosto, acontecem os ensaios abertos da Companhia de Teatro Senhoras do Cerrado, dirigida pelo psicólogo, professor e militante dos direitos da pessoa idosa Wadson Gama. Realizadas na sala de aula 1, as atividades integram o projeto de extensão “Viver em Cena” e são abertas ao público interessado. Segundo o coordenador do projeto, Adelino Carvalho, a proposta é unir teatro, psicologia e memória como ferramentas de transformação pessoal e social, com foco em mulheres acima de 60 anos que desejam desenvolver habilidades artísticas e refletir criticamente sobre o envelhecimento.

Biblioteca no Museu
Durante todo o mês, a Biblioteca Seccional do Museu Antropológico – Profa. Edna Luisa de Melo Taveira (BSMA) estará aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. Integrada ao MA desde a década de 1980 e vinculada ao Sistema de Bibliotecas da UFG (Sibi/UFG) desde 2018, a BSMA oferece acervo especializado em Antropologia, Arqueologia, Etnologia, Linguística, Gênero e Sexualidade, sendo referência para estudantes, pesquisadores e interessados nessas áreas.

Visitas escolares mediadas
Ao longo de agosto, o museu recebe grupos de instituições de ensino, incluindo a Escola Municipal Ari Caetano da Costa (12/08), o CEPAE/UFG (13/08), a Gerência de Formação dos Profissionais da SME de Goiânia (14/08), a Universidade Federal de Jataí (19/08) e a Escola Municipal João Pereira dos Santos (20/08, manhã e tarde).

Fonte: Coordenação de Intercâmbio Cultural (CIC/MA)

Categorias: Notícias capa