
Secult Goiás e Museu Antropológico da UFG fortalecem laços
Gerente da Secult Goiás visita o MA/UFG para discutir parcerias, conhecer estrutura e promover integração entre ações museológicas estaduais e acadêmicas
Texto: João Lúcio
Na última quinta-feira, 10 de julho, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) recebeu a visita institucional do Sr. Tonis Vinícius de Castro Lacerda, Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto do Livro e Arquivo Histórico da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult Goiás). Acompanhado pela Coordenadora de Museologia do MA, Mayara Monteiro, o gerente percorreu as instalações do museu e participou de uma agenda de diálogos voltados ao fortalecimento das políticas públicas para o setor museológico.
O principal objetivo da visita foi conhecer a estrutura do museu, compreender o funcionamento do sistema Tainacan — plataforma digital que será implementada futuramente nos museus estaduais —, além de discutir possibilidades de parcerias e ações integradas entre a UFG e o Governo de Goiás. A aproximação foi classificada como estratégica por ambas as instituições, visando consolidar uma rede colaborativa de museus em nível estadual e acadêmico.
Durante a visita, que também contou com a participação da estudante do curso de Museologia, Ana Laura Mendonça de Oliveira, foi iniciado diálogo sobre pontos fundamentais como a cooperação técnica e institucional entre a Gerência de Museus e o MA, o apoio mútuo no enfrentamento de desafios comuns, bem como a promoção de políticas públicas voltadas tanto aos museus quanto aos pesquisadores. A visita também abriu espaço para tratar de oportunidades conjuntas para o fortalecimento da política pública de museus em Goiás.
A parceria entre a Gerência da Secult e o Museu Antropológico é vista como essencial para promover o diálogo entre cultura, pesquisa e sociedade. “O Museu Antropológico, com sua trajetória acadêmica e relevância científica, é um espaço essencial para o diálogo entre cultura, pesquisa e sociedade. Unir esforços entre a universidade e o Estado amplia as possibilidades de impacto social, fomenta políticas públicas mais consistentes e valoriza o patrimônio cultural goiano de forma transversal, plural e democrática”, destacou Tonis Vinícius de Castro Lacerda, Gerente de Museus, Bibliotecas, Instituto do Livro e Arquivo Histórico da Secult Goiás.
A visita marca um importante passo no processo de integração entre instituições acadêmicas e órgãos governamentais voltados à cultura, reforçando o papel do Museu Antropológico da UFG como referência na preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico e cultural de Goiás.
Fonte: Coordenação de Intercâmbio Cultural (CIC/MA)
Categorias: Notícias capa