Repatri logo

UFG sediará Seminário Internacional sobre Repatriação e Cidadania Patrimonial

Atualizada em 23/06/25 10:03.

REpatri ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de junho no Museu Antropológico (UFG)

Texto e Arte: João Lúcio

A Universidade Federal de Goiás (UFG) será o palco do Seminário Internacional REpatri – Coleções, Formas de Repatriação e Cidadania Patrimonial, que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2025. O evento será realizado na Sala de Exposições de Curta Duração Irmhild Wust do Museu Antropológico (UFG) e abordará temas cruciais relacionados a acervos, processos de repatriação e o conceito de cidadania patrimonial.

A organização do seminário é do Museu Antropológico (MA/UFG) e conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG), do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos (NDH/UFG), da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG), do Núcleo Takinahaky (UFG), da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG), do Núcleo Interdisciplinar de Patrimônios, Artes e Memórias (Nipam/UFG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), indicando um enfoque interdisciplinar nas discussões. 

Participantes de diversas instituições nacionais e internacionais, como o Museum of Anthropology (MOA) no Canadá, Ilê Omolu Oxum (RJ), Museu Nacional/UFRJ, FUNAI/MPI, Museum of Ethnology na Alemanha, IPHAN/GO, Institut de Recherche pour le Développement em Paris, MAE-USP, British Museum (SDCELAR), Comunidade Nativa de Cashiriari no Peru e Museu Paraense Emílio Goeldi, contribuirão para as discussões, trazendo diferentes perspectivas sobre as coleções, a repatriação e a relevância do patrimônio cultural.

O evento conta com apoio da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Embaixada da Alemanha no Brasil, além de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (FAPEG), da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), da Fundação RTVE e da Adufg Sindicato.

A programação dos três dias prevê uma série de atividades, incluindo apresentações artísticas, mesas redondas, conferências e momentos para interação. Entre os tópicos que serão debatidos, destacam-se: Códigos ocultos das iconografias Tupinambá; Restituição e o irreparável – o debate da restituição museal na arte contemporânea; Conferência de Abertura: Acervo Nosso Sagrado; Memória, território e identidade Tapuia do Carretão; Pesquisa e curadoria indígena Guarani Kaiowá no Museu Nacional; Visão geral e perspectivas das coleções sul-americanas do Museu Etnológico de Berlim; Arqueologia e a restituição da história territorial dos Iny/Karajá no médio Araguaia; Exumação das coleções organológicas do Museu Nacional (RJ); Desafios da pesquisa intercultural e oportunidades para o museu; Encontrando Mestre Vitalino: presente, passado e futuro nas cerâmicas populares do Museu Nacional (RJ); Abordagens e elaborações para a política de gestão de acervo museológico; Direito à memória, soberania, reconciliação e paz: lições da América Latina sobre o papel dos museus e suas coleções; Lutas pelo território matsigenka: extrativismos na Amazônia cusquenha; Conferência de encerramento: Museus: territórios de novos sentidos e conectividade. 
O seminário promete ser um espaço fundamental para o debate acadêmico e social sobre a importância das coleções, as diferentes formas de repatriação e a construção da cidadania patrimonial.

Como se inscrever no REpatri?
Basta preencher o formulário de inscrições: https://forms.gle/bRnDLwdfZ1zcEVSU7

Não poderei participar presencialmente. Há outra forma de participação?
Sim! Todas as atividades serão transmitidas ao vivo pelo Canal do Museu Antropológico da UFG no YouTube. Os links estão disponíveis aqui: https://encr.pw/TbdTB

Haverá emissão de certificados?
Sim, só não se esqueça de assinar as listas de presença física ou virtual, que serão disponibilizadas durante o evento.

📅 25, 26 e 27 de junho de 2025
📍 Presencial: Sala de Exposições Irmhild Wust – Museu Antropológico da UFG | Goiânia (GO)
🛜 On-line: https://encr.pw/TbdTB

Fonte: CIC/MA

Categorias: Notícias capa

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Programação - REpatri 15560 Kb 7678157f004d541f3489229b88194519