Lançamento da nova adesivação da escadaria do MA/UFG

O MA/UFG celebrou a 23ª Semana Nacional de Museus com arte, memória e resistência

Atualizada em 27/05/25 14:01.

Com uma programação diversa e gratuita, o evento homenageou o público do museu e promoveu debates, oficinas e exposições

Texto: Juliana Ribeiro

Revisão: João Lúcio 

 

De 12 a 18 de maio, aconteceu a 23ª Semana Nacional de Museus, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Para celebrar essa data tão significativa, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) realizou diversas atividades voltadas à pesquisa, arte e cultura para toda a comunidade. 

Para abertura do evento, no dia 12 de maio, foi realizado um café da manhã e o lançamento da nova adesivação da escadaria em homenagem ao público do Museu. 

Lançamento da nova adesivação da escadaria do MA/UFG

Lançamento da nova adesivação da escadaria do MA/UFG

 

Na tarde do mesmo dia, o Museu teve a oportunidade de sediar e prestigiar o ensaio aberto do Grupo de Teatro Senhoras do Cerrado. 

 

Grupo de Teatro Senhoras do Cerrado no MA/UFG

Grupo de Teatro Senhoras do Cerrado no MA/UFG

 

A programação do primeiro dia foi encerrada com a web-conferência sobre “Aquilombamento como estrategía de hacer ciencia”, da Profa. Dra. Luciene de Oliveira Dias, diretamente da Universidad de Chile.

 

Web-conferência - SNM

Web-conferência sobre “Aquilombamento como estrategía de hacer ciencia”

 

No segundo dia, ocorreu a mesa redonda sobre “História Pública e Museus: os desafios das narrativas públicas sobre o passado”, com o Prof. Dr. Jiani Fernando Langaro e Prof. Dr. Rildo Bento de Souza.

 

mesaredonda1

Mesa redonda “História Pública e Museus: os desafios das narrativas públicas sobre o passado”

 

Na quarta-feira, dia 14 de maio, a programação do evento contou com uma visita mediada à exposição de longa duração Lavras e Louvores, com o CEPI Aécio Oliveira de Andrade, na parte da manhã. Para encerrar o dia, foi feito um cine-debate com o Cineclube America Nuestra, que realizou um cine-debate sobre o filme “Ixcanul” do diretor Jayro Bustamante (Guatemala, 2015). 

 

Visita mediada - cepi aécio

Alunos do CEPI Aécio Oliveira de Andrade no MA/UFG

 

Cine-debate - SNM

Cine-debate com o Cineclube America Nuestra no MA/UFG

 

Na manhã de 15 de maio, foi realizada mais uma visita mediada  à exposição de longa duração Lavras e Louvores, desta vez, com o CEPI Visconde de Mauá. Na tarde do mesmo dia, ocorreu uma oficina de xadrez com Clube de Xadrez Torre de Marfim.

 

Oficina de xadrez - SNM

Oficina de Xadrez no MA/UFG

 

Neste dia, o evento também contou com atividades à noite, uma mesa redonda sobre  "A eminência das Humanidades Digitais na Museologia" com Prof. Dr. Cleomar Rocha, Prof. Dr. Pablo Lisboa e Profa. Dra. Rosana Borges. E a abertura da exposição "15 anos do curso de Museologia", parceria com o curso de Museologia da UFG.

 

mesaredonda2

Mesa redonda sobre "A eminência das Humanidades Digitais na Museologia"

 

Na manhã do quinto dia de evento, ocorreu a Caminhada Antimanicomial com o coletivo Desencucа, e a tarde Oficina de Arpillera "Bordando Transgressões: tecnologias ancestrais para cerzir o amanhã", com a Profa. Dra. Ralyanara Freire (Ciranda da Arte). Já na parte da noite, aconteceu a mesa redonda  "Memória e Patrimônio: relatos de pesquisas em Ciências Sociais" com mediação do Prof. Dr. Carlos Jotta e comunicações orais com a Profa. Dra. Bruna Triana, Profa. Dra. Danielle Tega,Profa. Dra. Indira Caballero.

 

Caminhada antimanicomial

Caminhada Antimanicomial

 

Oficina de Arpilera - SNM

Oficina de Arpillera no MA/UFG

 

mesaredonda3

 Mesa redonda sobre "Memória e Patrimônio: relatos de pesquisas em Ciências Sociais"

 

Para o encerramento do evento, no dia 18 de maio, foi realizada a Oficina de curadoria com o cineasta Antonio Balbino, organizada pelo CineClube America Nuestra.

Oficina de curadoria - SNM

Antonio Balbino na oficina de Curadoria 

 

A participação do Museu Antropológico na Semana Nacional de Museus contou com financiamento da Funape. A partir do financiamento foi possível a realização das atividades de forma gratuita e diversificada para toda comunidade.

Categorias: Notícias capa