Manuel Lima Filho na Embaixada

Diretor do Museu Antropológico participa de evento na Embaixada da Alemanha

Atualizada em 30/04/25 16:24.

O encontro debateu diplomacia, saúde global e crises climáticas

Texto: Juliana Ribeiro

Revisão: João Lúcio

No dia 28 de abril de 2025, o Diretor do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG), Professor Dr. Manuel Ferreira Lima Filho, participou do 1st Science Diplomacy Talk. O evento foi realizado como parte das comemorações dos 100 anos das atividades do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) no mundo, na sede da Embaixada da República Federal da Alemanha, em Brasília.

O evento teve como tema “Global Health in a Changing World: How Science Enables Diplomacy” (Saúde Global em um Mundo de Transformação: Como a Ciência Impulsiona a Diplomacia). O evento contou com a participação de palestrantes de diferentes áreas, diplomatas e representantes de instituições acadêmicas para debater os desafios globais da saúde e o papel estratégico da ciência na promoção da diplomacia internacional.

A partir do evento iniciou-se uma série de Science Diplomacy Talks, que tem como objetivo explorar como a colaboração científica, que para além de impulsionar soluções inovadoras para a saúde global e as crises climáticas, pode também promover a diplomacia internacional em mundo polarizado.

A solenidade contou também com a presença da Embaixadora da Alemanha no Brasil, Sra. Bettina Cadenbach e da Sra. Nina von Sartori-Montecroce, Conselheira de Assuntos Científicos da Embaixada.

Manuel Lima Filho na Embaixada da Alemanha
Nina von Sartori-Montecroce (à esquerda), Bettina Cadenbach (ao centro) e Manuel Ferreira (à direita),

 

A participação do Professor Manuel Lima Filho reforça o compromisso da UFG com a internacionalização da pesquisa, a partir do entendimento que a cooperação internacional é fundamental para o avanço do conhecimento científico e tecnológico. Além disso, valoriza e estimula o fortalecimento dos diálogos interdisciplinares e a importância de abordagens colaborativas para enfrentar desafios complexos e temas de relevância global, como o debate sobre saúde global e as crises climáticas.

Categorias: Notícias capa