Manuel Ferreira Filho e Carlos Jotta no Conselho Diretor

Conselho Diretor do MA aprova novo Laboratório de Ensino

Mise à jour 14/04/25 14:35.

Laboratório agora segue para a fase de implantação

Texto: João Lúcio e Juliana Ribeiro

Foto: Lucas Yabagata

O Conselho Diretor do Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), em reunião realizada no dia 31 de março, aprovou a instalação da sede do Laboratório de Ensino de Gestão de Acervos e Ciência da Informação (LEGACI) em suas dependências. A medida visa fortalecer a formação prática e interdisciplinar dos estudantes do curso de Museologia da UFG, alinhando teoria e prática no campo da gestão de acervos museológicos.

O LEGACI foi projetado para propostas pedagógicas inovadoras, funcionando como um espaço de aprendizagem ativa, proporcionando aos alunos experiências práticas que os conectam diretamente com os desafios e metodologias da profissão. Por meio deste laboratório, os alunos poderão interagir de maneira mais intensa com materiais e técnicas de museologia, realizando atividades que vão desde a catalogação e digitalização de acervos até o desenvolvimento de estratégias de conservação preventiva e comunicação de acervos.

Além de ser um ambiente de experimentação e pesquisa, o LEGACI terá um papel crucial na integração entre ensino, pesquisa e extensão. A proposta do laboratório inclui o apoio a projetos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, e parcerias com outros museus e centros culturais, incluindo as instituições museológicas da própria UFG.

Segundo o coordenador de integração do curso de Museologia com o MA, Carlos Jotta, “o LEGACI vai ser uma ferramenta pedagógica importante para os estudantes de museologia que irão ter contato com acervos e objetos dentro de um museu. Esse laboratório irá acentuar a função de ensino do MA no momento em que seu corpo técnico comece a nos demandar ações práticas com suas coleções”.

 

Manuel Ferreira Filho e Carlos Jotta no Conselho Diretor

Manuel Ferreira Filho e Carlos Jotta no Conselho Diretor

Entre as metas estabelecidas pelo LEGACI estão a capacitação dos estudantes em práticas museológicas, a promoção de estudos de caso e projetos de gestão de acervos, e o fortalecimento da colaboração com museus universitários da UFG. A iniciativa também inclui a oferta de oficinas, cursos e capacitação, beneficiando não apenas os alunos, mas também os profissionais que atuam nos museus universitários da UFG. 

A museóloga e coordenadora de museologia, Mayara Monteiro, aponta que a implantação deste laboratório de ensino reforça “a integração do Museu com o curso e com o ensino de museologia”. Segundo a museóloga, é um aspecto importante para o profissional de museologia ter proximidade com os professores, pesquisadores e alunos da área para a troca de ideias e para aproximação com o campo de estudo.

Os objetivos do LEGACI são definidos em: formar profissionais capacitados para o manuseio, documentação, conservação e inventariança de bens museológicos, seguindo as melhores práticas da área. O laboratório também buscará incentivar a pesquisa acadêmica e contribuir para a preservação e acessibilidade de acervos, por meio de tecnologias como digitalização e catalogação. Além disso, o LEGACI promoverá a integração com o MA e outros museus universitários, criando um ambiente fértil para atividades práticas e estágios.

A criação do LEGACI se justifica pela avaliação positiva do curso de Museologia da UFG, que obteve conceito 5 do Ministério da Educação (MEC). A nota destacou a necessidade de um espaço didático dedicado ao ensino de Gestão de Acervos, uma lacuna que o novo laboratório vem preencher. Com um orçamento previsto de R$ 34.997,42, o LEGACI se prepara para atender a cinco disciplinas obrigatórias do curso, além de receber estagiários e bolsistas de monitoria.

Rossana Klippel, museóloga e vice-diretora do Museu, afirma que “a criação deste primeiro laboratório de ensino do curso de museologia, representa um novo momento de experiências para os alunos”. Destaca ainda como essa oportunidade da implantação do laboratório no Museu reafirma a parceria com o curso de museologia para dar continuidade na formação dos alunos. 

Como resultados esperados, o LEGACI promete ampliar as oportunidades de aprendizado prático, além de fortalecer a formação profissional dos alunos da UFG, proporcionando-lhes uma experiência valiosa para o ingresso no mercado de trabalho, especialmente nas áreas de documentação e gestão de acervos museológicos.

Essa iniciativa é vista como um passo fundamental para a evolução da didática do curso de Museologia, consolidando a UFG como uma referência na formação de profissionais capacitados para o campo da preservação e gestão do patrimônio cultural.

 

Source: Coordenação de Intercâmbio Cultural (CIC/MA)

Catégories: Notícias capa