
Museu Antropológico homenageia mulheres pioneiras
Evento com palestra, mesa redonda e atividade cultural encerra a programação de março
Texto: João Lúcio
Para encerrar o mês de março, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza o evento "8M - Mulheres Pioneiras e Ritmos de Resistência", que celebra as trajetórias de oito mulheres que, ao longo de 55 anos, desempenharam papéis essenciais na construção e consolidação do Museu. Com suas pesquisas e dedicação, essas mulheres deixaram um legado indispensável para a preservação de nossa memória cultural.
O evento, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 31 de março, homenageia estas pioneiras e destaca suas contribuições ao patrimônio cultural, ao mesmo tempo em que abre espaço para discussões importantes sobre o protagonismo feminino e os direitos das mulheres. A programação conta com palestra, mesa redonda e atividade cultural que abordam temas fundamentais como a violência contra as mulheres, a invisibilidade das mulheres defensoras dos direitos humanos, e as ações afirmativas para mulheres indígenas na academia.
A abertura do evento será no dia 27 de março, às 19h, com a palestra "Protagonismo feminino no Museu Antropológico: trajetórias e legados", ministrada por Ana Cristina Santoro de Menezes, doutoranda em Antropologia da UFG e conservadora do Museu.
No dia 28 de março, às 16h, o evento contará com um ensaio aberto do Coletivo Desencuca, trazendo ritmos de resistência através da arte e da música.
Já no dia 31 de março, às 19h, será realizada uma mesa redonda com o tema "Violência (In)visibilidade e Direitos Humanos de Mulheres no Brasil", abordando tópicos importantes como o papel das mulheres defensoras dos direitos humanos, a presença de mulheres indígenas na academia e as questões de violência contra mulheres indígenas e negras quilombolas.
O evento conta com o apoio do PPGDH - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFG, vinculado ao NDH - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás, e é patrocinado pela Funape - Fundação de Apoio à Pesquisa.
Homenageadas do evento:
1️⃣ Edna Luísa de Melo Taveira
2️⃣ Dilamar Cândida Martins
3️⃣ Irmhild Wüst
4️⃣ Marcolina Garcia
5️⃣ Lydia Poleck
6️⃣ Judite Ivanir Breda
7️⃣ Nei Clara de Lima
8️⃣ Margarida Andreatta
Programação:
📅 27/03 - 19h: Palestra "Protagonismo feminino no Museu Antropológico: trajetórias e legados", com Ana Cristina Santoro de Menezes (Doutoranda em Antropologia PPGAS/UFG e conservadora de bens culturais do MA/UFG).
📅 28/03 - 16h: Ensaio aberto com o Coletivo Desencuca, trazendo uma apresentação artística que celebra os ritmos de resistência e a luta das mulheres.
📅 31/03 - 19h: Mesa redonda "Violência (In)visibilidade e Direitos Humanos de Mulheres no Brasil", com os seguintes temas e convidadas:
🔵 Entre o visível e o invisível: o webjornalismo e as mulheres defensoras dos direitos humanos no Brasil, com Ana Paula de Castro Neves (Doutoranda PPGIDH/UFG) e Angelita Pereira de Lima (Reitora da UFG e Docente da Faculdade de Comunicação e PPGIDH/UFG).
🔵 Ações afirmativas de ingresso e permanência de mulheres indígenas nos cursos de graduação da UFG, com Liliene Rabelo dos Santos (SIN e Mestranda no PPGIDH/UFG).
🔵 Vozes Ancestrais: Os Direitos das Mulheres Indígenas e Negras Quilombolas, com Marta Quintiliano (Doutorando do PPGAS/UFG e Coletiva de Mulheres Indígenas e Quilombolas).
🔵 Violência contra mulheres indígenas: Dados e indicadores nacionais, com Cristiane de Assis Portela (Docente do Departamento de História e do Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais MESPT/UnB).
Source: Coordenação de Intercâmbio Cultural (CIC/MA)
Categories: Notícias capa
Related Url: https://www.instagram.com/museu_ufg/p/DHoEtbOuRP3/?img_index=1 |
---|
Related files | Size | Archive fingerprint |
---|---|---|
8 M capa | 166 Kb | 40aec21368e1a7afffe79c3fb713233a |
Banner 8M Museu | 348 Kb | be25533453f67856d8dc8914a52cbde4 |