Equipe do MA participa de Oficina sobre Plano Museológico
A ação faz parte da agenda do Órgão para revisão da ferramenta de planejamento estratético.
O Plano Museológico "[...] é compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, indispensável para a identificação da vocação da instituição museológica para a definição, o ordenamento e a priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento, bem como fundamenta a criação ou a fusão de museus, constituindo instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para a atuação dos museus na sociedade." (BRASIL, 2009).
Para alinhar os conhecimentos da equipe do Museu — servidores, estagiários, bolsistas e colaboradores terceirizados — sobre o tema e considerando a natureza participativa do Plano Museológico, foi proposta uma oficina com o objetivo de instruir sobre a finalidade e a metodologia desse instrumento estratégico.
A oficina ocorreu na tarde do dia 1º de outubro e foi dividida em duas etapas: a primeira, apresentada pela museóloga e responsável pela Coordenação de Museologia, Mayara Monteiro, e pela também museóloga e responsável pela Coordenação de Intercâmbio Cultural e Vice-Diretora, Rossana Klippel, tinha como foco explicar o que é um Plano Museológico, sua organização e estrutura, destacando que se trata de um documento criado a partir da colaboração do público interno e externo do Museu, orientado pelas profissionais museólogas.
A segunda etapa foi conduzida pela conservadora-restauradora Ana Cristina Santoro, integrante da Coordenação de Museologia, que relatou o processo de concepção do Plano Museológico que será revisto, com vigência de 2018 a 2021, e detalhou a metodologia colaborativa adotada na ocasião.
A formação encerrou-se com a fala do Prof. Manuel Lima Filho, Diretor do MA, que exemplificou o êxito de propostas contidas no Plano Museológico em revisão e os novos desafios a serem integrados ao próximo. A Vice-Diretora Rossana Klippel ressaltou a importância de que a revisão do Plano Museológico esteja em consonância com o Plano Nacional Setorial de Museus (2025-2035), a ser apresentado no 8º Fórum Nacional de Museus, que ocorrerá de 25 a 29 de dezembro, em Fortaleza, Ceará.
Referência:
BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 jan. 2009.
Categorias: Notícias capa