RedFEIAL

UFG NO VI CONGRESSO DA REDFEIAL, EM POPAYÁN, COLÔMBIA

Atualizada em 06/09/24 16:40.

Professoras e estudantes representaram a UFG, no VI Congresso Internacional da RedFEIAL

PARTICIPAÇÃO DA UFG NO VI CONGRESSO DA REDFEIAL, EM POPAYÁN, COLOMBIA

No período de 14 a 16 de agosto de 2024, professoras e estudantes representaram a UFG, no VI Congresso Internacional da RedFEIAL - Rede de Formadores em Educação e Interculturalidade na América Latina, ocorrido em Popayán, Estado de Cauca na Colômbia. O grupo foi composto pelos/as estudantes Jéssica Lima, Liliene Ribeiro,  Vitória Loiola, Tiago Antônio, Patrícia Jorge, Leomar Xerente e Tarcílio Lima (estudantes de pós-Graduação) e Wawana  Ikpeng (graduando em licenciatura em educação intercultural) e pelas professoras Eunice Pirkodi Tapuia, Margareth Pereira Arbués, Tania Ferreira Resende, Helena Esser dos Reis e Rosani Moreira Leitão, sendo as duas últimas as representantes da RedFEIAL no Brasil. Também formou parte do grupo de congressistas a profa. Angelita Pereira de Lima, Reitora da UFG, que contribuiu com apresentação de trabalho e coordenou juntamente com a profa. Margareth, a Mesa: Gênero, Direitos Humanos e Interculturalidade.

RedFEIAL 00
Acervo do VI Congresso Internacional da RedFEIAL

A RedFEIAL foi criada em 2013, no México, com a participação da UFG e do Museu Antropológico, com o objetivo de promover intercâmbios entre pesquisadores/as, instituições e movimentos sociais envolvidos com a formação intercultural no continente latino-americano. Desde então, realiza congressos bianuais e conta atualmente com a participação de 11 países deste subcontinente: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Peru e Venezuela

O VI congresso abordou o tema “Interculturalidades y educaciones en América Latina: diálogos, tensiones y alternativas” e contou com 550 inscritos, 250 expositores e 300 ouvintes. Estiveram presentes 160 visitantes internacionais e representantes de 15 povos indígenas (sendo 3 do Brasil), além de lideranças de comunidades afro colombianas e representantes de movimentos sociais.

Também fez parte da programação do congresso, uma visita e atividades na UAIIN-CRIC - Universidade Autónoma Indígena Intercultural, vinculada ao Conselho Regional Indígena de Cauca. Nesta ocasião, a profa. Angelita, reitora da UFG, deu entrevista e os/as pesquisadores brasileiros/as ouviram lideranças e mestres tradicionais e conheceram o centro de documentação e a rádio da Universidade Indígena, iniciando um diálogo com vistas a futuros intercâmbios.

RedFEIAL 01

RedFEIAL 02