Henrique ganha bolsa

Henrique Entratice: Doutorando em Lisboa em parceria com MA e FCS/UFG recebe bolsa de pesquisa do TheMuseumsLab

Actualizado en 05/07/24 10:52 .

Henrique Entratice desenvolve o projeto “Sobreviver em confinamento museológico: diplomacia cultural, bonecas karajá e resistência Xambioá“.

Berlim

O doutorando Henrique Entratice, da Universidade Nova de Lisboa desenvolve o projeto de Doutoramento em Antropologia intitulado “Sobreviver em confinamento museológico: diplomacia cultural, bonecas karajá e resistência Xambioá“, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (Brasil). Henrique é também investigador visitante no Museu de Etnologia de Berlim, onde trabalha com a coleção de Etnologia Americana. Seus interesses de investigação incluem direitos culturais, tutela jurídica do património cultural imaterial, trânsitos coloniais de artefatos ameríndios e gestão museológica.

Co-orientado pelo Prof. Dr. Manuel Ferreira Lima Filho, da FCS/MA, Dra Ema Pires PPGAS/FCS e participante do Programa Thesaurus Iny Karajá, Henrique foi um dos selecionados para a edição 2024 do TheMuseumsLab. Esta plataforma promove a aprendizagem conjunta, intercâmbio de perspectivas e criação de redes universitárias.

O ponto alto do programa será a reunião de todos os participantes em setembro, no Museu de História Natural de Berlim. Além disso, Henrique fará uma residência no Museu das Culturas do Mundo, em Frankfurt, e, em novembro, visitará Acra, capital do Gana, para conhecer melhor os museus e o setor cultural daquele país africano. Nessa visita, ele terá a oportunidade de debater temas como gestão de museus, tratamento de objetos de contextos coloniais, desenvolvimento de exposições, desenvolvimento de coleções, digitalização e contranarrativas sobre os museus.

Para Henrique, “o TheMuseumsLab é um projeto conectado com as discussões atuais acerca de museus e património cultural, trazendo pessoas engajadas com atividades inovadoras dos mais diversos museus na África e na Europa.” Em uma publicação na rede social X, ele relatou sua experiência no primeiro módulo — Reimaginar os Museus do Futuro —, destacando que lhe permitiu ter “uma visão abrangente e estimulante dos principais temas inter-relacionados dos museus e do património”. Nesse módulo, foram abordados temas como os “desequilíbrios de poder e ineficácia supranacional na proteção do património cultural não-ocidental”, a “evolução do papel dos museus e das ações de reparação nos processos de restituição” e a “necessidade de levar as narrativas e atividades dos museus para o exterior, de modo a ter impacto nas comunidades através de dinâmicas digitais”.

Fonte: https://ihc.fcsh.unl.pt/henrique-entratice-themuseumslab/ com adaptações para  o contexto brasileiro.

Categorías: Notícias capa