MB

Pesquisadores do MA/UFG realizam pesquisa acadêmica no Museu Britânico- Londres.

Atualizada em 10/06/24 12:09.

Museu Britânico

Pesquisadores do MA/UFG realizam primeira missão acadêmica em Convênio com o British Museum/Londres.

Uma equipe de pesquisadores do MA/UFG, composta pelo diretor Prof. Manuel Lima Filho e pelos pesquisadores Diego Mendes Teixeira, Lucas Veloso Yabagata e Rafael Andrade, deu início, na semana de 26 de maio a 01 de junho, ao convênio celebrado entre The Santo Domingo Centre of Excellence for Latin American Research (SDCELAR) do British Museum, Londres, e o MA/UFG.

Na ocasião, a equipe qualificou objetos do Iny Karajá do século 19 e início do século 20 que contou também com a participação virtual do líder Sokrowé Karajá, da aldeia Santa Isabel do Morro, Ilha do Bananal, Tocantins. A missão de pesquisa está associada ao Programa de Pesquisas Interculturais Thesaurus Iny Karajá do MA/UFG com apoio da Secretaria de Relações Internacionais da UFG e do SDCELAR/Museu Britânico.

Em Londres, a equipe se reuniu com os pesquisadores do SDCELAR sob a coordenação da diretora do órgão, a historiadora e antropóloga Dra. Louise Cardoso de Mello e do curador assistente Diego Atehortúa e o pesquisador James Hamill, curator pictorial and collection research e inquiries. Foi realizada uma pesquisa concentrada na análise de um conjunto de objetos, no livro do tombo e na documentação.

Além da pesquisa, foram alinhados novos passos do convênio, como pesquisas compartilhadas, ações educativas, intercâmbios de estudantes, especialmente indígenas, e técnicos do MA/UFG.

Pesquisadores do MA/UFG Realizam Primeira Missão em Convênio com o British Museum

Diego

Lucas