UFG recebe doações para auxiliar vítimas das enchentes no RS
Veja os pontos de coleta para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Arrecadações estão sendo feitas na EA, Funape e EVZ serão levados à Base Aérea de Anápolis
Na Universidade Federal de Goiás (UFG), várias unidades acadêmicas, órgãos, grupos de docentes e de estudantes estão se organizando para fazer doações. Principalmente de alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, calçados, roupas de cama e banho, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água mineral. Os pontos de coleta ficam no Setor de Melhoramento de Plantas da Escola de Agronomia (EA UFG) e na Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), ambas localizadas no Câmpus Samambaia da Instituição, em Goiânia. As doações serão recebidas até esta quarta-feira (8/5) das 8h às 17h. Ao final, os mantimentos serão enviados para a Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Anápolis (GO), que está à frente da Campanha SOS - Todos unidos pelo Sul. (Veja abaixo a relação de unidades acadêmicas e órgãos vinculados à UFG, que estão recebendo doações).
Na Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ UFG), estão sendo arrecadadas doações para as pessoas e também para os animais (cães e gatos) afetados pelas cheias no Rio Grande do Sul: alimento seco (ração), alimento úmido (patê), hipercalóricos (nutralife), água, caixa de transporte pet, medicações (dipirona, anti-inflamatório, antiparasitário), suprimentos hospitalares (luva, esparadrapo), cesta básica, roupas, e produtos de higiene e limpeza. Além da administração da EVZ UFG, também no Câmpus Samambaia, os donativos podem ser entregues na Faculdade Anclivepa, no Setor Central de Goiânia. Esta iniciativa tem o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO) e ocorre até quinta-feira (9/5), das 8h às 17h.
Há ainda a participação do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (Cempa-Cerrado) - vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo sua gestão compartilhada com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o governo do Estado de Goiás - que está fazendo previsões climáticas para o Rio Grande do Sul (RS), principalmente de precipitações. O monitoramento está sendo feito a pedido do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) - uma parceria do governo do estadual de Goiás, com o Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e o governo do município de Rio Verde - parceiro do Cempa-Cerrado em pesquisas e na criação do Sistema de Informações Agrometeorológicas para o Sudoeste do Estado de Goiás (Siag). O Ceagre está baseado no município de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, que conta com a presença de várias famílias originárias do Rio Grande do Sul.
Na avaliação do assessor especial da Reitoria para Projetos Estratégicos, Laerte Guimarães Ferreira Junior, essa união entre diversas instituições e, principalmente, entre o sistema de universidades federais e as redes tecnológicas federais [institutos federais], mostra como as universidades estão novamente se unindo para apresentar respostas rápidas ao País. "Em 2020, as universidades foram fundamentais no enfrentamento da pandemia de covid-19 no Brasil. Agora estão novamente se unindo para apoiar o País nesses novos desafios que são os eventos climáticos extremos", afirma.
Lista de unidades acadêmicas e órgãos com pontos de coleta
Câmpus Goiás
O Câmpus Goiás da UFG instituiu um local de coleta na cidade de Goiás na Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas, localizada na Avenida Bom Pastor, s/n, no Bairro Areião. As doações são recebidas no período matutino e vespertino.
Câmpus Samambaia
Cepae
Os estudantes do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) estão mobilizados para arrecadar doações para os desabrigados do Rio Grande do Sul. Eles começaram na terça-feira (7/5) e seguem até sexta-feira (10/5), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Na sexta, a coleta termina às 16h.
EA
Na Escola de Agronomia (EA), as doações foram encerradas na quarta-feira (8/5) e o caminhão partiu na quinta (9/5) às 12h para levar a remessa à Base Aérea de Anápolis.
EVZ
Na Escola de Veterinária e Zootecnica (EVZ), as doações serão encerradas na quinta-feira (9/5), às 17h.
ICB
O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) está recebendo doações no ICB 3 e ICB 4 até quinta-feira (9/5).
Iesa
O Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) está recebendo doações até às 16h da quinta-feira (9/5), no Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Geográfica (Lepeg).
Iptsp
No Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (Iptsp), as doações serão recebidas até a segunda-feira (13/5), no primeiro andar do Iptsp.
IQ
No Instituto de Química (IQ), as doações estão sendo recebidas até quinta-feira (9/5).
Fundações
Funape
A Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) vai continuar recebendo doações para o RS até o próximo dia 20 de maio de 2024.
Fundahc
A Fundação de Apoio ao Hospistal das Clínicas da UFG (Fundahc) está participando da campanha de arrecadação em parceria com a três maternidades que administra - Maternidade Nascer Cidadão (MNC), Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC) e Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) - e com a Prefeitura Municipal de Goiânia também está se mobilizando para ajudar. Até a próxima sexta-feira (10/5), as três unidades de saúde estarão recebendo doações de colchões, kits dormitório, cobertores, alimentos não perecíveis, kits de higiene pessoal e materiais de limpeza. Neste caso, todos os itens arrecadados serão entregues no quartel de bombeiros da região Noroeste de Goiânia, que, posteriormente, fará o transporte dos itens até a região Sul do País.
Fontes SECOM/UFG
Catégories: Notícias capa