Koxini

O MA/UFG lamenta o falecimento de Daniel Koxini Karajá.

Atualizada em 12/03/24 21:50.

Daniel Koxini Karajá foi importante interlocutor do MA/UFG  nos primeiros projetos colaborativos do MA/UFG coordenados pela profa. Edna Taveira.

Faleceu hoje na cidade de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, próximo à Ilha do Bananal, a liderança indígena Daniel Koxini Karajá. Koxini tornou-se uma liderança nos anos 70 e 80, participando de vários projetos colaborativos no Museu Antropológico da UFG. Na exposição permanente "Lavras e Louvores", encontra-se uma fotografia dele em um desses projetos, que seria o embrião do que temos hoje no Núcleo de Licenciatura Intercultural Takinahaky.

Koxini, como era mais conhecido, era pai de Rafaella Iny Karajá, uma importante liderança feminina entre seu povo, reunindo-se a outras lideranças indígenas brasileiras da nova geração. Koxini será sepultado na aldeia de Fontoura, na Ilha do Bananal, que fará uma pausa do Hetohoky, onde os Aruanãs cessam de dançar no pátio ritual em luto pela partida de uma importante liderança Iny Karajá. O MA/UFG expressa sua solidariedade à família de Koxini, à aldeia Fontoura e ao povo Iny Karajá.

Categorias: Notícias capa