MA/UFG participa da pesquisa sobre Ourivesaria de Natividade, TO.
A antropóloga Dra. Nei Clara de Lima, pesquisadora associada (MA/UFG) integra a equipe.
O projeto Dossiê de Registro do Bem Cultural Ourivesaria de Natividade, TO, é uma pesquisa de documentação da ourivesaria nativitana com vistas a solicitar o pedido de seu registro como patrimônio cultural do Brasil. A pesquisa documental e etnográfica é realizada por meio de parceria entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN – Tocantins), no período de maio de 2023 a maio de 2024.
No decorrer do trabalho de campo, algumas devolutivas já foram realizadas com os nativitanos, como a exposição fotográfica Aqui tecemos hoje os tesouros de ontem, com imagens dos moradores ‘vestindo’ suas joias fabricadas artesanalmente em ouro e prata por ourives-artífices locais. Seu uso é carregado de muitos sentidos devocionais, que evocam os legados da ocupação colonial e da hibridização das culturas indígenas, portuguesa e africana. A exposição foi realizada numa das praças principais de Natividade e, em seguida, circulou por várias escolas da cidade.
A equipe é composta por Noeci Carvalho Messias Coordenadora/Pesquisadora (UFT); os/as pesquisadores/as Renata Ferreira da Silva (UFT); Nei Clara de Lima (MA-UFG); Rafael Petry Trapp (IFTO/ UFRR); Daniel dos Santos Coelho Silva (UFT); Rodolfo Alves da Luz (UFT); Getúlio Barros de Melo (Vídeodocumentário); Leandro de Alcântara Silva (Vídeodocumentário); Dora Maria Soares de Oliveira (Bolsista de Graduação UFT); Lais Paz Duarte (Bolsista de Graduação UFT); Míriam Lucas da Silva Parente (Apoio técnico administrativo-financeiro UFT).
Como desdobramento da pesquisa de documentação da Ourivesaria de Natividade, uma nova parceria entre a UFT e o IPHAN Tocantins está sendo realizada no desenvolvimento de um novo projeto Roteiro Afetivo: Audiotour Patrimonial de Natividade, TO que consiste na criação de audiotours em diferentes pontos da parte histórica da cidade via qr codes, disponibilizados aos participantes para acesso via celular. No decorrer do projeto serão propostas caminhadas com vistas a desencadear experiências acessíveis (e sensíveis) de educação patrimonial em áudio, contendo narrativas de memórias da cidade contadas pelos moradores e conectadas às histórias dos monumentos tombados.
A equipe desse projeto é formada por Renata Ferreira da Silva Coordenadora/ Pesquisadora (UFT); os/as pesquisadores/as Noeci Carvalho Messias (UFT); Nei Clara de Lima (MA-UFG); Paulina Maria Caon (UFU); Rodolfo Alves da Luz (UFT); Heitor Martins Oliveira (UFT); Ricardo Ribeiro Malveira (UFT); Jorge Cardoso Dias (UFT); Felipe Silva Leite (UFT); Verônica Tavares Albuquerque (Professora de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e Ativista Cultural de Natividade); Càssia Tavares Albuquerque (Voluntário no projeto e professora de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Natividade); Lais Paz Duarte (Bolsista de Graduação UFT).
Categories: Notícias capa