feira intercultural 2023 pós

2ª Feira Intercultural recebe cerca de 300 pessoas no MA/UFG

Mise à jour 25/07/23 17:03.

Entre artes, pintura corporal e oficina de observação de aves, mais um evento marcado por compartilhamento de vivências

Texto: Ênya Morais

Fotos: Gustavo Vieira

                                                                                                                                      Foto: Gustavo Vieira

feira intercultural 2023 pós

                 Expositores da 2ª Feira Intercultural, estudantes indígenas do Núcleo Takinahakỹ, no MA/UFG.

 

                "A Feira é uma oportunidade enorme para nós, cada etnia mostrou as suas artes e é muito importante para que as pessoas não indígenas possam conhecer a nossa realidade". Está é a fala de Uitsapa Karaworo Takurake Waurá, do território indígena do Xingu, no Mato Grosso, estudante do curso de Licenciatura Intercultural do Núcleo Takinahakỹ. Uitsapa é um dos mais de 30 expositores que estiveram presentes na Feira Intercultural que aconteceu no último dia 16 e aproximadamente 300 pessoas passaram pelo evento. A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima e o vice-reitor, Jesiel Carvalho marcaram presença na Feira. A iniciativa que é uma parceria com o Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI), Projeto Óia Passarinhar e Espaço Cultural Wekèdè oportunizou trocas, oficinas, pintura corporal, venda de artesanato e muito intercâmbio cultural.

                 A Professora Lorena Dall'Ara do curso de Licenciatura Intercultural e importante interlocutora da Feira, destacou que "o projeto prevê a integração, o encontro e a expressão artística entre diferentes povos do curso para que possam compartilhar vivências, trocar experiências, fortalecer suas culturas, discutir e refletir sobre autonomia, sociobiodiversidade e ainda fornecer informações para a sociedade sobre os povos e as suas culturas". Durante a Feira foi realizado ainda pelo Projeto Óia Passarinhar o lançamento do livro "Os segredos das aves: comunidades do Xingu" e uma atividade de observação e diário naturalista de aves. 

                 O Espaço Cultural Wekèdè também foi parceiro do MA/UFG com a exposição itinerante "Experiências acadêmicas e vivências interculturais". A mostra faz parte de um projeto de extensão do Núcleo Takinahaky e conta com peças vindas das comunidades dos estudantes indígenas, do acervo pessoal de professores e do próprio acervo do Núcleo. A exposição fica no Museu Antropológico até o dia 4 de agosto. Segundo a Vice-Diretora do MA/UFG e Coordenadora da Coordenação de Intercambio Cultural, Rossana Klippel de Souza José, a Feira Intercultural que está na segunda edição já se consolida como uma ação de sucesso em que os interlocutores do Museu são protagonistas nessa colaboração com vistas a difusão do patrimônio e diversidade cultural presente na Região. "Para além da venda de artes, ocorreram as conversas e compartilhamentos de saberes. O público que veio à Feira conheceu os significados, procedência e autoria de cada um dos objetos que adquiriu", conclui a Vice-Diretora. 

                Acompanhe abaixo algumas fotos do evento. Todas as fotografias podem ser vistas aqui.

 

feira intercultural 2023 pós 4  

feira intercultural 2023 pós 2  

feira intercultural 2023 pós 3

feira intercultural 2023 pós 1  

feira intercultural 2023 pós 6

16 -07 feirac

Catégories: Notícias capa