nota de pesar

Morre aos 83 anos o professor Carlos Rodrigues Brandão

Atualizada em 12/07/23 12:03.

Brandão é referência nacional em antropologia e atuou no Museu Antropológico da UFG

Texto: Rosani Moreira Leitão

Foto: Acervo MA/UFG

O Museu Antropológico da UFG lamenta o falecimento do professor, antropólogo e educador Carlos Rodrigues Brandão, no último dia 11, aos 83 anos, em Campinas (SP). Brandão é uma importante referência em antropologia, educação, um dos pioneiros em pesquisa-ação e nos estudos de educação e cultura popular no Brasil. O pesquisador e educador deixa um importante legado por meio de inúmeras publicações de textos etnográficos, contos e poesias, bem como de seu trabalho como educador popular, nos movimentos sociais e em muitas universidades brasileiras. Deixou sua marca inclusive na UFG e no MA/UFG, onde atuou no final dos anos 1970 e 1980. Brandão esteve pela última vez no Museu Antropológico em 2009, quando gentilmente concedeu entrevista para compor o acervo comemorativo dos 40 anos do Órgão.

Acervo MA/UFG
CARLOS RODRIGUES BRANDÃO

Carlos Rodrigues Brandão em uma de suas passagens pelo MA/UFG.

Fonte: Comunicação MA/UFG