feira 16-07

MA/UFG recebe 2ª Feira Intercultural

Actualizado en 12/07/23 11:18 .

O evento será no próximo domingo, 16, e nesta edição contará com cerca de 80 expositores indígenas

Texto: Ênya Morais

Ilustração: Milena Nominato

feira 16-07

No próximo dia 16 de julho, o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás recebe a 2ª Feira Intercultural. Serão aproximadamente 80 expositores indígenas, estudantes da Licenciatura Intercultural do Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) com artes, pintura corporal e apresentações artísticas. O evento será marcado ainda pelo lançamento do livro "Os segredos das aves: comunidades do Xingu" e uma atividade de observação e diário naturalista de aves em parceria com o Projeto Óia Passarinhar. Para participar dessas dinâmicas com os pássaros, basta se inscrever aqui; as inscrições vão até 15 de julho. A Feira também será oportunidade para conferir as exposições do MA/UFG, além da exposição itinerante do Espaço Cultural Wekèdè "Experiências acadêmicas e vivências interculturais". O evento vai das 14h às 18h.

"As feiras protagonizadas por alunos indígenas vem de longa data no MA/UFG e, para isso, alunos, professores, interlocutores do NTFSI e demais agentes culturais colaboram com o evento", afirma a Vice-Diretora do MA/UFG e Coordenadora da Coordenação de Intercambio Cultural do Museu Antropológico da UFG, Rossana Klippel de Souza José. É por conta da diversidade cultural, na qual a existência do acervo e das ações do MA/UFG se justificam, que a partir de agora a Feira Intercultural terá a proposta de contemplar outros grupos para além dos povos indígenas, como as comunidades quilombolas, explica ela. Assim, grupos diversos que tiveram interesse puderam se inscrever para participar como expositores. "Para além da venda de artes, haverá as conversas e compartilhamentos de saberes. O público que vem à Feira quer saber os significados, procedência e autoria de cada um dos objetos adquiridos", pontua a Vice-Diretora.

Ainda segundo Rossana, o MA/UFG e o Núcleo Takinahakỹ tem uma trajetória marcada pela parceria e a Feira é mais uma das formas de manifestação dessa colaboração com vistas a difusão do patrimônio e diversidade cultural presente na Região. "A edição anterior da Feira Intercultural, que aconteceu em fevereiro, foi um sucesso de público e, desde então, recebemos perguntas frequentes sobre quando será a próxima", conta. Durante as visitas às exposições, espontâneas e agendadas, é sempre reiterado que a programação do MA/UFG vai além das exposições e que a participação na referida feira que promove o intercâmbio cultural é uma delas, conclui Klippel. A 2ª Feira Intercultural é uma parceria com o Núcleo Takinahakỹ, o Coletivo Óia Passarinhar e o Espaço Cultural Wekèdè. Venha participar desta experiência ancestral!

Acompanhe abaixo a programação do evento:

16 -07 programação geral corrigida

feira 16-07 1

feira 16-07 2

feira 16-07 3

feira 16-07 4

Serviço:

Data: 16 de julho (domingo)
Horário: 14h às 18h (entrada gratuita)
Local: MA/UFG (Avenida Universitária, nº1.166 – em frente à Praça Universitária)

Fuente: Comunicação MA/UFG

Categorías: Notícias capa