oia corrigido

Óia Passarinhar e MA/UFG realizam oficina de observação de aves

Atualizada em 27/05/23 15:14.

O evento será realizado dia 3 de junho, no Jardim das Descobertas do Museu e na Praça Universitária

oia corrigido

O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG), em parceria com o projeto de extensão Óia Passarinhar/Núcleo Takinahaky, convida para uma manhã de observação de aves, no próximo dia 3, no Jardim das Descobertas do Museu e na Praça Universitária. O evento, que é gratuito, engloba duas dinâmicas que vão acontecer simultaneamente: a observação de pássaros e uma oficina gratuita de Diário Naturalista, com reconhecimento, ilustração e catalogação de aves.

As atividades iniciam às 8h e são voltadas para o público em  geral. Todas as pessoas são bem-vindas, desde uma manhã cultural ao ar livre em família à uma oportunidade de aprendizagem em formato lúdico para as crianças. Aos entusiastas do desenho, pintura, e contemplação da natureza, este é um momento ímpar. Oportunidade também para aqueles que buscam aprender mais a respeito das aves do cerrado, observação de pássaros e da natureza que compõem a Praça Universitária onde está localizado o MA/UFG.

A escolha do dia 3 de junho é oportuna e faz referência a data do dia 5 de junho, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação destacará a observação das aves  como atividade de lazer que promove a educação ambiental, a conexão com a natureza e o respeito à biodiversidade.

Para participar da atividade de observação das aves basta comparecer ao MA/UFG, a partir das 8h. Já para participar da oficina de Diário Naturalista é preciso se inscrever através do link https://forms.gle/hzcC2npTotGx5du99. As inscrições vão do dia 27 de maio à 2 de junho. Haverá uma turma às 8h e outra às 10h, ambas com 20 vagas cada. Os materiais para participação estarão disponíveis para os oficineiros - diário naturalista, lápis de cor, lápis hb e canetas. O uso dos celulares e binóculos podem agregar à atividade, mas cada um/uma deve trazer o seu.

Óia Passarinhar

O Óia Passarinhar é um projeto de extensão da UFG que tem como objetivo estimular a observação de aves. Iniciou no estado de Goiás em 2016, e hoje, atinge um público mais amplo e não possui fronteiras. Sua meta é incentivar, gerar possibilidades e dar apoio para a sociedade participar dessa atividade de lazer ligada à natureza. ​ O objetivo é difundir a observação de aves e ser o espaço para fomentar discussões, disponibilizar materiais e ser uma rede de apoio ao observador ou amante da natureza.

Fonte: Comunicação MA/UFG