oficina snm vagas

Oficinas da 21ª Semana Nacional de Museus ganham mais vagas

Actualizado en 17/05/23 16:23 .

As atividades que envolvem escavação e experimentação com sementes vão acontecer no próximo dia 20

Texto e foto: Ênya Morais

Foto: Ênya Morais

oficina snm vagas

Estudante da Escola Municipal de Tempo Integral Presidente Dutra durante a Oficina "Brincar e investigar: Oficina de escavação em sítio arqueológico simulado" realizada dia 17.

As Oficinas "Brincar e investigar: Oficina de escavação em sítio arqueológico simulado" e "Brincar e investigar: Oficina experimentação com sementes e elementos naturais" ganharam mais cinco vagas cada uma. As atividades integram a programação da 21ª Semana Nacional de Museus e serão realizadas no próximo dia 20, sábado, das 8h30 às 11h30 no Jardim das Descobertas do MA/UFG. As oficinas contavam com 20 vagas quando a programação foi iniciada, mas em razão da grande procura, a organização resolveu ampliar o número de participantes. Essas oficinas marcam a conclusão das atividades da 21ª Semana Nacional dos Museus no MA/UFG. As inscrições estão abertas,participe!

A 21ª Semana Nacional de Museus

Em 2023, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus traz o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, produzidos de forma integrada a partir do reconhecimento de que ações em determinados campos de políticas públicas afetam resultados em outros campos, estabelece uma clara sinalização no sentido de que são maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos e da pactuação coletiva de metas. Em complemento, acrescentamos a essa dinâmica que o desenvolvimento desses programas seja multidimensional e integrado às quatro dimensões da sustentabilidade: cultural, social, econômica e ambiental, de modo a contribuir para alcançar os objetivos sustentáveis. Trata-se de um debate interdisciplinar, polifônico, que permeia diversos aspectos da realidade social e econômica. Além disso, destaca-se que a relação entre sustentabilidade, museus e bem-estar é multifacetada.

O tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” lembra-nos que os museus podem contribuir para o bem-estar das pessoas de muitas maneiras, incluindo a promoção da saúde mental, a educação e a sensibilização ambiental. Os museus ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreender a questão climática e amplificar a voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de "bem-viver". Nesta 21ª edição da Semana Nacional de Museus vamos ressaltar o papel fundamental dos museus na contribuição para o bem-estar, o bem-viver e o desenvolvimento sustentável das comunidades, onde possuem papel fundamental como espaços que promovem a consciência, fortalecem as identidades e a participação cidadã.

Programação

No MA/UFG, a programação vai acontecer entre 15 e 20 de maio. Durante a Semana, as exposições "Lavras e Louvores" e a "Redes, Saberes e Ocupações: 50 anos do MA/UFG" estarão abertas à visitação. Na segunda-feira, 15, das 9h30 às 11h30, será realizada a oficina "Autocuidado psicológico" pelos psicólogos Robert Veras e  Damaris Morais além da psiquiatra Manuella Rodrigues todos intregrantes do DASS/SIASS da UFG.  A mesma oficina será realizada no período vespertino entre 14h30 e 16h30. As vagas para esta atividade já foram preenchidas. Na terça-feira, 16, entre 19h e 20h30, o Diretor do MA/UFG, Prof. Dr. Manuel Ferreira Lima Filho, irá ministrar a palestra "Museu Antropológico da UFG: memória e projetos de sustentabilidade social". Já na quarta-feira, 17, novas oficinas serão realizadas no Jardim das Descobertas com os temas "Brincar e investigar: Oficina de escavação em sítio arqueológico simulado" e "Brincar e investigar: Oficina experimentação com sementes e elementos naturais", ambas às 8h30 com os alunos da Escola Municipal Presidente Dutra. No dia 18, quinta-feira, haverá um ato com o Coletivo Desencuca - Dia da Luta Antimanicomial. Neste mesmo dia, a Dra. Meliam Viganó Gaspar do Museu da Amazônia (MUSA) irá ministrar a palestra “Histórias de uma tradição cerâmica: as tradições etnográficas Kari’na”. Na sexta-feira, 19, ocorrerá o lançamento do Museu Virtual da Saúde Mental em Goiás com a Profa. Dra. Larissa Arbués (IPTSP/UFG) e o Prof. Dr. Pablo Lisboa (FCS/UFG) no YouTube do Museu Antropológico. Na conclusão da Semana, sábado, dia 20, serão realizadas novamente as oficinas no Jardim das Descobertas com os temas "Brincar e investigar: Oficina de escavação em sítio arqueológico simulado" e "Brincar e investigar: Oficina experimentação com sementes e elementos naturais", entre 8h30 e 11h30, com inscrições abertas,são 25 vagas por oficina.

SNM programação

Fuente: Comunicação MA/UFG