noticia biblio

Servidores do Sibi UFG participam do 10º encontro de integração

Updated at 04/05/23 12:20 .

Colaboradores das 8 bibliotecas debateram questões relacionadas à carreira, compromisso e liderança

Texto: Versanna Carvalho

Fotos: Carlos Siqueira

noticia biblio

Equipe Sibi: capacitação, integração, conhecimento da realidade do outro e reflexão sobre trabalho.

O X Encontro de Integração dos Servidores do Sistema de Bibliotecas (Sibi) foi realizado na Biblioteca Central Professor Alpheu da Veiga Jardim no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG) na sexta-feira (31/3). O evento deste ano reuniu servidores das oito bibliotecas que compõem o Sibi em Goiânia, Aparecida de Goiânia e na cidade de Goiás.

O tema escolhido para ser discutido foi o “Compromisso e liderança”. O objetivo é proporcionar um momento de reflexão sobre as práticas diárias no trabalho e entender as perspectivas relacionadas ao serviço público. O dia dedicado à integração também contribui para o entendimento de quem as pessoas que trabalham no Sibi são, o que querem como servidoras, o tipo de serviço que desejam entregar aos usuários e que desafios precisam enfrentar para que isto aconteça.

A diretora do Sibi, Adriana Ribeiro, agradeceu aos servidores pela colaboração aos 50 anos da Biblioteca Central, comemorados ao longo de 2023, e às demais unidades do sistema, “resistindo às intempéries do tempo, das gestões e dos governos”.

Adriana ressaltou que o encontro deste ano é significativo por dois motivos. O primeiro, deve-se ao fato de estarem na décima edição. “[O evento] Foi criado com o objetivo de reunir todos os servidores do Sibi, visando a capacitação, a integração, o conhecimento da realidade do outro por meio da itinerância do evento, e a reflexão sobre as rotinas de trabalho”.

Ela conta que o segundo motivo é porque este é o ano do jubileu de ouro da Biblioteca Central da UFG. “Num País em que se fecham tantas bibliotecas seja por corte de gastos, não-reconhecimento da importância deste organismo e, até mesmo, ‘por causar sinusite nas crianças’, completar 50 anos de existência é completar 50 anos de sobrevivência e resiliência”.

“A biblioteca é um espaço catalisador de boas ideias, da inteligência, do conhecimento científico e também das artes. O Sistema de Bibliotecas da UFG tem o desafio de planejar os seus próximos 50 anos. A biblioteca e a Universidade caminham juntas, e uma alimenta a outra. A produção de conhecimento na Universidade é que dá substância à biblioteca a todo o uso que se faz dela. O grande desafio é realmente pensar grande e pensar longe”, instiga a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.

A gestora da UFG complementa a afirmação argumentando que, se não se pensar grande e longe, os passos serão menores ou em menor quantidade e que é preciso ter metas ousadas para que se desenvolvam processos inovadores. “A Universidade precisa de um Sistema de Bibliotecas ousado e inovador porque o jovem que estamos recebendo hoje na matrícula, nesta semana, eles já são uma geração diferente e é preciso acompanhar”.

Mesa-diretiva

A mesa-diretiva do encontro foi composta pela reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, do pró-reitor adjunto de Pós-Graduação (PRPG), Wilson Flores, do coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás (Sintifesgo), Fernando da Mota, e pela diretora da Sibi, Adriana Ribeiro. O evento contou também com a presença do pró-reitor de Gestão de Pessoas (Propessoas) da UFG, Sauli dos Santos Júnior. O X Encontro de Integração dos Servidores do Sibi contou com o apoio da Propessoas por meio do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), vinculado à Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (Dass); do Sintifesgo e do Sindicato Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

Biblioteca MA/UFG

As servidoras da Biblioteca Seccional do Museu Antropológico (BSMA) da UFG participaram do evento. A bibliotecária Silvânia Batista Amorim e as técnicas  administrativas Cristiane Helena Tomaz de Oliveira e Ludimila Rodrigues de Faria e Silva afirmaram que o encontro foi uma oportunidade para renovação e reflexão. "Na nossa percepção enquanto bibliotecárias do MA/UFG foi gratificante participar de um encontro como este para nos fortalecermos mutuamente diante das discussões e principalmente buscarmos direcionamentos para conduzirmos nossos trabalhos em meio às dificuldades que vivemos não só na UFG, mas em todo o ensino federal no Brasil", concluiu Silvânia.

biblio 2

Adriana Ribeiro, diretora do SIBI,  as servidoras da Biblioteca do MA/UFG, Silvânia Amorim, Ludimila Rodrigues, Cristiane Oliveira e

a vice-diretora do SIBI, Micheli Flores durante o encontro.

Source: Secom/UFG

Categories: Notícias capa