Visita Manuel 2

Direção do MA/UFG visita Museu do Ipiranga em São Paulo

Atualizada em 22/03/23 17:23.

O Diretor cumpre agenda institucional na cidade paulista e além do Museu do Ipiranga, realiza pesquisas no Museu de Etnologia da USP.

Texto: Manuel Ferreira Lima Filho e Ênya Morais

Fotos: Manuel Ferreira Lima Filho e Lucas Veloso Yabagata

O Diretor do MA/UFG, prof. Manuel Ferreira Lima Filho, foi recebido no último dia 21 pela arquiteta e profa. Rosaria Ono, Diretora do Museu do Ipiranga na cidade de São Paulo. O antropólogo e pesquisador do MA/UFG, Lucas Veloso Yabagata, também acompanhou a visita. Manuel foi convidado a conhecer a reestruturação feita no museu paulista para dar continuidade ao plano de restauro do MA/UFG e elaborar um prédio para a salvaguarda das coleções-tipo de todos os acervos da UFG.

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, um órgão que é referência na história da antropologia e das coleções do Brasil, hoje pertencente à Universidade de São Paulo (USP). O Museu foi fechado em 2013 e passou por um longo processo de reforma e projetos de salvaguarda de seus 450 mil itens entre mobiliário, roupas, quadros, artigos de iconografia, fotos e documentos textuais de acordo com dados do Órgão. As obras iniciaram em 2019 e o Museu foi reaberto no ano de 2022 nas comemorações do bicentenário da Independência do Brasil.  O Museu do Ipiranga, então, possui rica experiência profissional de restauro, adequações modernas e tecnológicas utilizadas na reforma do local. O Diretor do MA/UFG, portanto, foi até o referido Museu para acompanhar de perto os avanços e práticas que pode implementar ao projeto de também readequar o Museu Antropológico.

Além dessa visita institucional, o prof. Manuel desenvolve uma agenda de pesquisa antropológica no Museu de Etnologia (MAE) da USP em conjunto com o arqueólogo do MA/UFG, Diego Teixeira Mendes e a Profa. Fabíola Silva, coordenadora do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Tecnologia e Território (LINTT) do MAE/USP. A oportunidade é de interlocução com a ceramista Iny Karajá, mestra no ofício de fazer cerâmicas, Mahuederu e o cacique da Comunidade Kutaria na Ilha do Bananal, Mawysi Karajá. Marlene Javaé também acompanha as pesquisas nas coleções Iny karajá do acervo do MAE/USP junto com o grupo. Estas atividades estão relacionadas aos projetos do MA/UFG com os indígenas Iny Karajá e tem apoio do CNPq. Ainda na USP, o Diretor do Museu Antropológico tem uma reunião institucional com o Diretor do MAE/USP, Eduardo Góes Neves, para discutir uma proposta de cooperação técnica científica no campo das pesquisas antropológica, arqueológica e conservação museológica.

Acompanhe abaixo alguns registros da viagem:

Foto: Lucas Veloso Yabagata

Visita Manuel 2

Diretor do MA/UFG, prof. Manuel Ferreira Lima Filho e a Diretora do Museu do Ipiranga, prof. Rosaria Ono durante a visita.

Foto: Lucas Veloso Yabagata

Visita Manuel 1

Prof. Manuel Ferreira Lima Filho em viagem institucional e visita ao

Museu do Ipiranga em São Paulo.

Foto: Manuel Ferreira Lima Filho

Visita Manuel

Lucas Yabagata e Diego Mendes enquanto realizam as pesquisas no MAE/USP acompanhados pela mestra no ofício de fazer cerâmicas, Mahuederu e Marlene Javaé.

Foto: Manuel Ferreira Lima Filho

Visita Manuel 3

Mahuederu em manipulação de uma das plumárias Iny Karajá do MAE/USP.

Fonte: Comunicação MA/UFG