Abayomi 2

Alunos participam de oficina de bonecas Abayomi

Updated at 03/15/23 17:48 .

As crianças que tem entre 8 e 10 anos são alunos da Escola Aldeia e participaram da primeira oficina das bonecas africanas

Texto: Ênya Morais

Fotos: Leandro Guimarães e Milena Nominato

No último dia 10, um grupo de alunos da Escola Aldeia,de Goiânia, viveu uma nova experiência no MA/UFG. As crianças, que tem entre 8 e 10 anos, passaram por uma visita guiada às exposições do Museu e participaram da primeira oficina de bonecas Abayomi. A visita foi conduzida pela Coordenação de Intercâmbio Cultural (CIC) do Museu e a oficina foi proposta pelos discentes do 4º período do Curso de Museologia da UFG, Bruna de Oliveira Santos que é bolsista do Laboratório de Conservação e Restauto de Acervos em Papel (LACRAP) do MA/UFG, Jaqueline da Silva Abreu, Matheus Candido Barcelos e Débora Ramos da Silva. De acordo com o servidor do Museu, Leandro Davi Guimarães, a visita foi realizada de forma mais breve para que os alunos pudessem aproveitar ainda mais o momento da oficina.

Segundo Bruna Santos, a atividade foi elaborada para a disciplina de Comunicação III com orientação da professora Ivanilda Junqueira do Curso de Museologia da UFG. Ela e os outros estudantes são membros da Rede de Educadores em Museus (REM) de Goiás.  Bruna explicou que as bonecas Abayomi são feitas de tiras de tecido, mais especificamente de panos amarrados, rasgados de roupas e representam luta e resistência negra. Abayomi, em Yorubá - língua africana - quer dizer aquele que traz felicidade ou alegria, também significa encontro precioso. "Para nós foi uma excelente experiência, poder contar a história das bonecas, relacionada com a resistência e mulheres africanas e seus filhos; trazidos da África para o Brasil no contexto do tráfico negreiro", pontua a discente. A estudante contou ainda que as crianças gostaram da atividade e puderam ser conscientizadas a respeito da história das bonecas. Esse é um dos papéis do MA/UFG, socializar saberes por meio de ações educativas e colaborar com os  processos de construção da cidadania.

Acompanhe fotos das atividades:

Abayomi 5

Alunos durante visita à Exposição Lavras e Louvores acompanhados pelo servidor Leandro Davi Guimarães.

Abayomi 8

Registro da visita e observação de objetos indígenas da exposição Lavras e Louvores.

Abayomi 7

Aqui os alunos acompanhados pelo bolsista da CIC Gustavo Vieira.

Abayomi 4

Oficina das bonecas Abayomi realizada em um dos espaços do MA/UFG.

Abayomi 2

Detalhe da oficina em que as crianças manusearam tiras de TNT para comporem as bonecas.

Abayomi 1

Bruna Santos e os discentes do 4º período do Curso de Museologia na condução da atividade.

Source: Comunicação MA/UFG

Categories: Notícias capa