Labarq 2

Coordenação de Antropologia do MA/UFG recebe oficina da Plataforma Tainacan

Mise à jour 03/03/23 15:25.

A plataforma funciona como um repositório digital dos acervos arqueológicos e etnográficos do Museu.

Texto: Ênya Morais

Foto: Manuel Ferreira Lima Filho

Labarq 2

Participantes da oficina sobre o uso da Plataforma Tainacan e o acervo arqueológico.

No último dia 2, a equipe da Coordenação de Antropologia do MA/UFG passou por uma capacitação para utilizar a Plataforma Tainacan que aconteceu no Laboratório de Arqueologia (Labarq) do MA/UFG. Lucas Veloso Yabagata, bolsista da Coordenação de Museologia, ministrou o treinamento. O objetivo foi tratar sobre as especificidades do acervo arqueológico do Museu que atualmente conta com mais de 200 mil peças entre materiais líticos, peças de cerâmicas, materiais ósseos humanos e outras tipologias. Yabagata que é mestrando do Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social da UFG (PPGAS/UFG), contou que a oportunidade possibilitou uma importante troca de conhecimento a respeito da digitalização das coleções que potencializa o uso do repositório digital do MA/UFG. "Discutimos sobre a criação e edição de coleções, metadados, taxonomias e filtros do Tainacan e o planejamento de ações conjuntas", pontuou ele.

Tatyana Beltrão de Oliveira, Coordenadora da Coordenação de Antropologia, informou que as mais de quatrocentas coleções arqueológicas do MA/UFG devem ser inseridas gradualmente na Plataforma. Ela informou também que os pesquisadores do Labarq vão promover a comunicação dos acervos documentais e arqueológicos no repositório digital do MA/UFG. "A ação intitulada Projeto de Inserção de acervos arqueológicos na Plataforma Tainacan visa a realização de oficinas, seminários e apresentações ao público dos acervos digitalizados", concluiu ela.

Plataforma Tainacan

O Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) tem por objetivo fundamental apoiar e desenvolver a pesquisa antropológica interdisciplinar, da qual se origina o acervo nele existente e a sua organização, focalizando o estudo do modo de vida do homem na Região Centro-Oeste. Deste objetivo decorrem ações de inventário, documentação, conservação, segurança, preservação, divulgação do conhecimento científico e comunicação de seu acervo a partir de recursos expográficos e de ações educativo-culturais.

No ano de 2019 o Conselho Diretor do Museu Antropológico aprovou o uso da plataforma Tainacan como base documental digital dos acervos etnográficos e arqueológicos do órgão. Tainacan é uma ferramenta para WordPress que permite a gestão e a publicação de coleções digitais para repositórios tendo sido criado na UFG com apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).O MA tem parceria com o Laboratório Multiusuário de Computação de alto Desempenho (LaMCAD) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e do CERCOMP como apoio na gestão da plataforma. Acesse aqui a Plataforma Tainacan.

Catégories: Notícias capa