
200 pessoas participam de Feira Intercultural no MA/UFG
Evento marca o retorno das feiras com alunos indígenas do Núcleo Takinahaky após a pandemia.
Texto: Ênya Morais
Fotos: Lorena Dall'Ara Guimarães
Foto: Lorena Dall'Ara Guimarães
Movimentação de visitantes durante a Feira Intercultural: artes da floresta realizada no estacionamento do MA/UFG.
“Muitas peças foram vendidas, e o espaço virou um cenário de diálogo e trocas interculturais durante a manhã e a tarde”. Esta é a fala emocionada da Vice-Diretora do MA/UFG, Rossana Klippel de Souza José, a respeito da Feira Intercultural: artes da floresta. O evento foi realizado no último dia 5, um domingo, e marca o retorno destas atividades abertas ao público no Museu, depois da pandemia. Cerca de 200 pessoas participaram da feira realizada em parceria com o Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) da UFG.
O estacionamento do MA/UFG foi ocupado pelas barracas que deram lugar para o artesanato e a pintura corporal, além das visitas às exposições e as vivências com os povos indígenas. O domingo, que segundo a previsão meteorológica seria chuvoso, foi marcado por céu aberto. A presença das crianças e da comunidade universitária abrilhantou o evento que contou com a participação de diversos povos indígenas. Momentos que enriquecem e fortalecem esse espaço de fruição cultural que é o Museu Antropológico.
Segundo Rossana, que é responsável pela Feira junto com a equipe do MA/UFG, já havia uma demanda frequente por feiras interculturais com os alunos indígenas e, ainda assim, a expectativa de público foi superada. “O sucesso do evento confirma a necessidade da oferta de atividades culturais para a comunidade também aos domingos”, pontuou ela. A Vice-Diretora e também coordenadora da Coordenação de Intercâmbio Cultural do MA/UFG, conta que a próxima edição da Feira Intercultural contará com oficinas paralelas e a culinária tradicional indígena. “Será no Jardim das Descobertas, que será melhor aproveitado porque estaremos fora do período chuvoso”, conclui.
Acompanhe abaixo registros do evento:
Fotos: Lorena Dall'Ara Guimarães
Artesanatos dos alunos indígenas do Núcleo Takinahakỹ da UFG que estavam à venda. Visitantes da Feira aproveitaram a oportunidade para realizar também trocas interculturais.
Colares, pulseiras, brincos: uma grande variedade de peças indígenas estava em exposição. Artesanatos dos alunos indígenas do Núcleo Takinahakỹ da UFG que estavam à venda.
A programação da Feira incluiu pintura corporal, exemplo de prática dos povos indígenas. As vendas dos artesanatos movimentaram o evento e possibilitaram vivências interculturais.
Peças de cerâmica também estavam em exposição.
Fuente: Comunicação MA/UFG
Categorías: Notícias capa