Feira intercultural

200 pessoas participam de Feira Intercultural no MA/UFG

Actualizado en 01/03/23 15:57 .

Evento marca o retorno das feiras com alunos indígenas do Núcleo Takinahaky após a pandemia.

Texto: Ênya Morais

Fotos: Lorena Dall'Ara Guimarães

Foto: Lorena Dall'Ara GuimarãesFeira intercultural 4

Movimentação de visitantes durante a Feira Intercultural: artes da floresta realizada no estacionamento do MA/UFG.

“Muitas peças foram vendidas, e o espaço virou um cenário de diálogo e trocas interculturais durante a manhã e a tarde”. Esta é a fala emocionada da Vice-Diretora do MA/UFG, Rossana Klippel de Souza José, a respeito da Feira Intercultural: artes da floresta. O evento foi realizado no último dia 5, um domingo, e marca o retorno destas atividades abertas ao público no Museu, depois da pandemia. Cerca de 200 pessoas participaram da feira realizada em parceria com o Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena (NTFSI) da UFG.

O estacionamento do MA/UFG foi ocupado pelas barracas que deram lugar para o artesanato e a pintura corporal, além das visitas às exposições e as vivências com os povos indígenas. O domingo, que segundo a previsão meteorológica seria chuvoso, foi marcado por céu aberto. A presença das crianças e da comunidade universitária abrilhantou o evento que contou com a participação de diversos povos indígenas. Momentos que enriquecem e fortalecem esse espaço de fruição cultural que é o Museu Antropológico.

Segundo Rossana, que é responsável pela Feira junto com a equipe do MA/UFG, já havia uma demanda frequente por feiras interculturais com os alunos indígenas e, ainda assim, a expectativa de público foi superada. “O sucesso do evento confirma a necessidade da oferta de atividades culturais para a comunidade também aos domingos”, pontuou ela. A Vice-Diretora e também coordenadora da Coordenação de Intercâmbio Cultural do MA/UFG, conta que a próxima edição da Feira Intercultural contará com oficinas paralelas e a culinária tradicional indígena. “Será no Jardim das Descobertas, que será melhor aproveitado porque estaremos fora do período chuvoso”, conclui.

Acompanhe abaixo registros do evento:

Fotos: Lorena Dall'Ara Guimarães

Feira intercultural 5         Feira intercultural 6

Artesanatos dos alunos indígenas do Núcleo Takinahakỹ da UFG que estavam à venda.            Visitantes da Feira aproveitaram a oportunidade para realizar também trocas interculturais.

Feira intercultural 8          Feira intercultural 7

Colares, pulseiras, brincos: uma grande variedade de peças indígenas estava em exposição.     Artesanatos dos alunos indígenas do Núcleo Takinahakỹ da UFG que estavam à venda.

Feira intercultural ..      Feira intercultural 3

A programação da Feira incluiu pintura corporal, exemplo de prática dos povos indígenas.              As vendas dos artesanatos movimentaram o evento e possibilitaram vivências interculturais.

Feira intercultural 1

Peças de cerâmica também estavam em exposição.

Fuente: Comunicação MA/UFG

Categorías: Notícias capa