Capa 16 primavera

MA/UFG lança programação da 16ª Primavera dos Museus

Mise à jour 21/09/22 17:19.

Em parceria com diversos coletivos, esta edição traz como tema "Independências e museus: outros 200, outras histórias”.

Texto: Juliana Rasmussen e Ênya Morais

Arte: Milena Nominato

Começa dia 21, quarta-feira, a 16ª Primavera dos Museus do MA/UFG. O evento proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) celebra o Bicentenário da Independência do Brasil neste ano de 2022 com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”. Esta edição contará com varau poético, sarau, feira de arte indígena, batalha de poesia autoral, show e rodas de conversa. Em parceria com diversos coletivos como o Rosa Parks e a Rede Kalunga Comunicações, este ano será realizado ao ar livre no Jardim das Descobertas do Museu Antropológico.

"Devemos aproveitar este momento do Bicentenário da Independência para renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações", afirma o Ibram. A Primavera dos Museus é uma temporada de eventos socioculturais com o objetivo de mobilizar museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país a elaborarem programações especiais e promoverem atividades em torno de um mesmo tema.

Com o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, o objetivo é pluralizar o olhar e dar voz e espaço a personagens, memórias, contextos e histórias não contadas e que merecem ser conhecidas, de mulheres, negros e negras, povos originários e ribeirinhos, que tiveram relevante papel na luta pela independência do Brasil. E que ainda hoje lutam pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de suas culturas ao contexto nacional.

Pensando nisto, a 16ª Primavera dos Museus do MA/UFG  celebra resistências, abre espaço para o fazer poético e lúdico, compartilha ações dos coletivos parceiros por meio da programação que enaltece a cultura e a diversidade. Acompanhe nossa programação que vai do dia 21 a 24 de novembro:

16 Primavera 21Dia 21.

16 Primavera 22Dia 22 ..