MA/UFG aberto à visitações aos sábados

Atualizada em 19/08/22 17:52.

Fachada do Museu Antropológico da UFG.

Que tal aproveitar o sábado para visitar o Museu Antropológico?

A partir de amanhã, 20 de agosto, o Museu receberá seus públicos também aos sábados. Não foi possível vir durante a correria da semana? Agora, há mais um dia para poder conhecer ou revisitar as exposições. Com funcionamento das 9h às 17h, o Museu está aberto para visitas espontâneas e agendadas. Para agendamento de visitas em grupo mediadas é necessário preencher o formulário disponibilizado em nosso site.

As exposições

Exposição Lavras e Louvores, inaugura um outro modo de dizer a Região do Centro-Oeste; os instrumentos de trabalho, os objetos rituais religiosos e as imagens telúricas e de pessoas foram escolhidos para dizer que toda região é uma construção cultural ou simbólica à espera de interpretação e não uma realidade externa independente de nós. Aberta desde 2006, a narrativa de Lavras e Louvores, o novo design das salas de exposição, o mobiliário, os suportes, as cores, as texturas e a iluminação se articulam com as imagens, os textos, as instalações, as ilustrações e uma diversidade de peças, selecionadas das coleções que compõem os acervos etnográfico (indígena e popular) e arqueológico sob salvaguarda do Museu Antropológico.

A exposição Redes, Saberes e Ocupações: 50 anos do MA/UFG, retrata a trajetória do Museu no período compreendido entre os anos de 1969 a 2019 expondo ao público, os resultados das pesquisas e estudos realizados na região do Brasil Central durante os seus 50 anos de existência. A exposição é composta por quatro momentos: Jardim das Descobertas, Expressões Culturais, Redes e Ocupações, Pessoas e Saberes. O módulo Jardim das Descobertas está no jardim do MA/UFG e é um espaço para a experiência arqueológica. O módulo Expressões Culturais compreende as pesquisas do Museu. Já o módulo Redes e Ocupações traz uma curadoria compartilhada com povos indígenas, comunidades quilombolas e coletivos urbanos. Por fim, o módulo Pessoas e Saberes com os bastidores de um museu universitário, história institucional e também das pessoas que por este Órgão passaram.

Exposição Lavras e Louvores
Exposição Redes, Saberes e Ocupações: 50 anos do MA/UFG
Terça-feira a sábados, das 9h às 17h.

Fonte: Comunicação MA/UFG