Visita 2022

Museu Antropológico reabre para visitação

Atualizada em 29/03/22 18:26.

As visitas que acontecem sempre às terças e quintas, podem ser espontâneas desde que individuais ou agendadas para os grupos.

Texto: Ênya Morais

Foto: Mariéli da Silva

Foto de Mariéli da Silva

Visita 2022

Alunos da Escola Aldeia e servidores do MA/UFG em visitação ao módulo "Jardim das Descobertas" que integra a Exposição Redes, Saberes e Ocupações.

Desde 7 de março o Museu Antropológico reabriu às visitações presenciais em consonância com as orientações da UFG. Em virtude dos protocolos de biossegurança, as visitas podem ser realizadas às terças e quintas das 9h às 17h. As visitas individuais podem acontecer espontaneamente, já as em grupo precisam agendadas. Ate é o momento, o MA/UFG pode receber 25 pessoas por visita em razão dos protocolos sanitários. Cabe ressaltar que este grupo será dividido em duas turmas para respeitar os protocolos já citados e facilitar a visitação. Para ingressar nas dependências do Órgão é preciso apresentar o passaporte vacinal de COVID-19 conforme normativa da Universidade.

A Vice-Diretora e responsável pela Coordenação de Intercâmbio Cultural, Rossana Klippel, destaca que o tempo mínimo para aproveitar a visitação mediada em cada uma das exposições é de uma hora.  Ela ressalta que todos os momentos das exposições foram pensados para proporcionar experiências e suscitar questionamentos, que são enriquecidos a partir do diálogo, potencializado pelos objetos, imagens e sons. “Por isso, é interessante que tenhamos um tempo mínimo de apropriação nesses espaços, que devem ser ocupados pela diversidade de públicos do MA, para que continuemos compartilhando saberes”, conclui.

O Museu está com duas exposições abertas: Lavras e Louvores e Redes, Saberes e Ocupações. A primeira, que é de longa duração, foi inaugurada em 2006 e traz um outro modo de dizer a Região do Centro-Oeste; os instrumentos de trabalho, os objetos rituais religiosos e as imagens telúricas e de pessoas. O mobiliário e a iluminação se articulam com as imagens, as ilustrações e uma diversidade de peças, selecionadas das coleções que compõem os acervos etnográfico (indígena e popular) e arqueológico sob salvaguarda do Museu Antropológico. Já Redes, Saberes e Ocupações: 50 anos do Museu Antropológico retrata a trajetória do Museu no período compreendido entre os anos de 1969 a 2019 e expõe ao público os resultados das pesquisas e estudos realizados na região do Brasil Central ao longo do seu cinquentenário. A exposição é composta por quatro momentos: Jardim das Descobertas, Expressões Culturais, Redes e Ocupações, Pessoas e Saberes. Módulos que apresentam desde a experiência arqueológica até a história da instituição e das pessoas que passaram pelo MA/UFG.

Segundo Manuel Ferreira de Lima Filho, Diretor do Museu, este é um momento importante para o Museu Antropológico. “Após dois anos de dedicação na construção coletiva da exposição que celebra os 50 anos do MA/UFG vamos poder desenvolver uma das faces fundamentais do saber museal que é a ação educativa e recepção do público. Celebremos”, finaliza.

Dias e horário de funcionamento: Terças e quintas das 9h às 17h

Agendamento: Acesse aqui o formulário

Informações: 3209-6395

Obs.: Cada visitante deve trazer sua garrafa de água que poderá ser abastecida nos bebedouros do MA/UFG.

Fonte: Comunicação MA/UFG