salvaguarda

MA apresenta oficina "Arte Iny Karajá: patrimônio cultural do Brasil"

Atualizada em 16/11/21 20:57.

Acontece hoje, dia 16, o lançamento das oficinas de projeto baseado em publicação realizada em parceria do MA/UFG com o IPHAN

Atualização 20:57

salvaguarda

O lançamento, dia 16, às 19h, trará reflexões e relatos de experiências a partir da apresentação do livro “Iny Tkylysinamy Rybèna / Arte Iny Karajá: patrimônio cultural do Brasil”, produzido pelo Museu Antropológico em parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional) e com o povo Karajá, no âmbito do projeto Bonecas de cerâmica Karajá como Patrimônio cultural do Brasil: contribuições para a sua salvaguarda. A publicação é fruto de um trabalho compartilhado e tem como objetivo fortalecer o Inyribè, língua materna do povo Karajá, através da escrita e das autorias indígenas. Trata-se de uma publicação bilíngue em inyribè e português que reúne um conjunto de textos, a maioria de autores Karajá, abordando temas relacionados ao seu patrimônio cultural.

Estarão presentes antropólogas, coordenadoras do projeto e organizadoras da livro, Rosani Moreira Leitão e Nei Clara de Lima. O linguista e professor Wahuka Karajá também participará, além da artista e escritora Ciça Fittipaldi, que também colaboraram com a produção da obra. Integrarão a oficina ainda Tatyana Beltrão de Oliveira, responsável pela Coordenação de Antropologia no MA/UFG e Amanda Magalhães, Analista de Patrimônio Cultural - Coordenação Geral de Promoção e Sustentabilidade - Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (CGPS/DPI/IPHAN). A ação será transmitida on-line, às 19h, no canal do YouTube do MA/UFG.

Fonte: Comunicação MA