Lavras 1

Exposição Lavras e louvores ganha nova iluminação

Atualizada em 27/08/21 12:08.

A exposição que foi inaugurada em dezembro de 2006 ganhou novas lâmpadas e segue sendo registrada para tour virtual no site do Museu

Texto: Ênya Morais e Rossana Klippel

Fotos: Mayara Domingues

A Exposição Lavras e Louvores ganhou nova iluminação após uma série de reparos nos últimos dias deste mês de agosto. A exposição que foi inaugurada em dezembro de 2006 está mais iluminada após a troca de lâmpadas que haviam queimado. O trabalho foi iniciado no dia 20 de agosto sob coordenação do Técnico da Seinfra/UFG Daniel da Costa Braz. O módulo De Pedras, Plantas e Bichos voltou ao seu potencial ideal, ao ter trocada a lâmpada da vitrine em que a fogueira é o destaque da expografia, composta por peças arqueológicas do Sítio Bagre (Niquelândia - GO). As Coordenadoras  do Museu Antropológico Mayara Domingues Monteiro e Tatyana Beltrão de Oliveira acompanharam o procedimento.

O professor da Faculdade de Ciências Sociais Pablo Fabião Lisboa aproveitou a atualização da iluminação da exposição para contemplar alunos da disciplina "Comunicação patrimonial IV - projeto e montagem de exposição" do curso de Bacharelado em Museologia. Giulliano Santos Ramos, Joglesson Rodrigo dos Santos e João Gonçalves de Araújo Neto acompanharam de perto a novidade ao registrarem as imagens para o projeto do tour 360° na exposição. A Vice Diretora do MA e Coordenadora de Intercâmbio Cultural, Rossana Klippel, e a Coordenadora Mayara Domingues acompanharam a equipe e conversaram sobre o projeto. Lavras e Louvores foi pensada para estimular a discussão sobre a região Centro-Oeste, da perspectiva da construção simbólica das identidades regionais: o conjunto de imagens, sentimentos, símbolos e objetos significativos da construção dessa identidade. Dessa forma, os objetos são compreendidos como portadores de sentidos, como signos desencadeadores de sentimentos, ideias, conhecimentos, memórias que dizem sobre nossas identidades.

Acompanhe abaixo alguns registros da exposição:

Lavras 1

A instalação Passagem está mais iluminada e é possível apreciar a beleza das representações religiosas.

Lavras 2

A canoa Karajá, suspensa em cabos de aço, possui recurso expográfico que representa um rio por meio de iluminação artificial que teve a iluminação atualizada.

Lavras 3

A fogueira que também teve as lâmpadas trocadas, é composta por peças arqueológicas do Sítio Bagre  de Niquelândia - GO.

Lavras 4

Professor Pablo Fabião Lisboa e alunos da disciplina "Comunicação patrimonial IV - projeto e montagem de exposição" do curso de Bacharelado em Museologia que registraram imagens para o projeto do tour 360° na exposição.

Categorias: Notícias capa