Socorro

Nota de Falecimento

Mise à jour 04/05/21 08:23.

Maria do Socorro Pimentel da Silva era professora da Faculdade de Letras e do Núcleo Takinahakỹ do curso de Educação Intercultural da UFG

A UFG está mais triste. Perdemos, dia 3/5, Maria do Socorro Pimentel da Silva, uma grande professora, uma amiga e colega querida, em decorrência de complicações causadas pela Covid 19. Nossa querida Socorro ajudou a criar campanhas para apoiar os povos indígenas no enfrentamento da pandemia e foi ela própria uma vítima. Lutou e resistiu enquanto pode. É com imensa tristeza que o Museu Antropológico recebe a notícia do seu falecimento. Nossos corações estão em luto.

Socorro Pimentel foi aliada e parceira dos povos indígenas; uma educadora incansável na luta por uma Universidade pública plural, diversa e inclusiva. Entre suas muitas contribuições, ela foi a idealizadora do curso de licenciatura em Educação Intercultural da UFG e a responsável pela criação do Núcleo Takinahakỹ de formação superior indígena, que hoje forma professores indígenas de 27 povos do Brasil Central. Batalhou sem trégua para tornar esse sonho realidade, sempre se guiou pela pedagogia da esperança e do amor. Somos gratos/as pela oportunidade que tivemos de conviver, trabalhar e aprender com ela. Nos solidarizamos com seus familiares orientandas, orientandos, alunos, alunas, amigos e amigas.

Kaxiwera, um xamã Tapirapé/Karajá, que vinha acompanhando o tratamento da Socorro contou, a uma colega, que a via caminhando em direção a um grande lago sagrado de águas cristalinas e cheio de belezas. Que ela esteja em paz e indo em direção a um lindo lugar de descanso, como o lago descrito por Kaxiwera, repleto das belezas do Araguaia que ela tanto amou. Awire!

Source: Comunicação do MA

Catégories: Notícias capa