dossiê coleções

Chamada para o Dossiê Museus e Coleções Arqueológicas

Actualizado en 12/03/21 19:13 .

A Revista Hawò está com chamada aberta para artigos até 31 de abril de 2021

Estão abertas as chamadas para o Dossiê Museus e Coleções Arqueológicas: Perspectivas Antropológicas V. 2, julho de 2021. As organizadoras são Cristina Barreto (Museu Paraense Emílio Goeldi) e Camila Azevedo de Moraes Wichers (Universidade Federal de Goiás). O prazo para envio dos trabalhos é 31 de abril de 2021. As diretrizes para submissão estão no site da Revista Hawò. (www.revista.ufg.br/hawo/about/submissions). Este dossiê busca contribuir para o debate acerca do papel social dos museus e instituições de guarda de acervos arqueológicos a partir de uma perspectiva antropológica. Nos últimos anos, museus antropológicos vêm buscando mudanças nas práticas museais mais afinadas com agendas decoloniais, voltadas para as comunidades indígenas, ressignificando coleções e possibilitando narrativas multivocais, para além do discurso científico/acadêmico.

Os museus de arqueologia, assim como a prática arqueológica em amplo senso, apesar de lidarem com patrimônios de alta relevância para essas agendas – muitas vezes testemunhas de histórias de longa duração que importam para o presente e futuro de diferentes coletivos e lugares – enfrentam desafios particulares para caminhar nesta direção. São desafios que se devem tanto às práticas da pesquisa e colecionamento arqueológico, como as concepções institucionais sobre o que deve ser um museu de arqueologia, uma coleção ou até mesmo uma pesquisa arqueológica. Desafios também surgem no âmbito do colecionamento e da ressignificação destes acervos por pessoas, coletivos e comunidades, evidenciando experiências plenas de potencialidade, mas que demandam mudanças no campo jurídico e institucional.

Fuente: Comunicação do MA

Categorías: Notícias capa