sab

V Reunião da SAB - Regional Centro-Oeste e I Congresso de Arqueologia do Centro-Oeste

Atualizada em 16/11/20 18:07.

O evento conjunto da V Reunião da Sociedade de Arqueologia Brasileira - Regional Centro-Oeste (SAB-CO) e o I Congresso de Arqueologia do Centro-Oeste, eventos organizados em parceria pela gestão da SAB-CO (Colaboração e Resistência 2020-2021) e o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG), será realizado remotamente e terá como mote a colaboração e resistência, dois eixos de atuação indispensáveis em tempos de crises e incertezas.

sab

As ações serão transmitidas pelo canal youtube.com/MuseuAntropológicoUFG e em facebook.com/museu.antropologico.5

O atual cenário socioambiental, político e econômico tem nos requisitado colaboração e resistência frente às ações que colocam em risco nossos indissociáveis patrimônios socioculturais e ambientais. A Região Centro-Oeste se destaca por sua diversidade ambiental e cultural conformada ao longo de milênios, cuja história da humanidade nestes sertões, que remete às ocupações primevas das Américas, vem sendo contada desde as primeiras pesquisas arqueológicas realizadas no país.
Nas mesmas proporções, a Região Centro-Oeste tem sido palco de projetos colonialistas seculares desde os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, vindo a culminar nas políticas nacionais desenvolvimentistas estabelecidas em Brasília, no Distrito Federal. Palco de várias fases econômicas ao longo da história, a região Centro-Oeste agora consiste em uma das últimas fronteiras agropecuárias do país e foco da exploração mineral e instalação de empreendimentos hidrelétricos, o que tem envolvido violação de direitos humanos, impactos ambientais e do patrimônio arqueológico. Sobre este último, as perdas são imensuráveis, posto que em certos casos sequer são antes devidamente pesquisados e resgatados.
Não por acaso, visando um ambiente reflexivo sobre nossas múltiplas atuações em pesquisa e gestão, definimos como cenário a cidade de Goiânia, onde aconteceu a primeira reunião da SAB, e o Museu Antropológico da UFG, que comemora seus 50 anos.