card dia 21 de maio

MA desenvolve atividades para a inclusão social

Atualizada em 21/05/20 20:51.

Inclusão é o tema do dia 21 de maio na Semana Nacional dos Museus

Texto: Paola Gomes e Rossana Klippel

Foto: Arquivo MA/UFG

card dia 21 de maio

Hoje, dia 21 de maio, o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM convida todos os museus brasileiros a postarem imagens que expressem ações para a inclusão, como uma das iniciativas da 18ª Semana Nacional de Museus.

No Plano Museológico do MA/UFG, a inclusão é requisito e objetivo previsto dentre a sua diversidade de projetos e ações. Ao considerar o potencial de inclusão social das instituições museológicas, a partir do patrimônio cultural, o museu tem como um de seus compromissos: “elaborar e executar cursos, seminários e atividades similares no campo da Antropologia e áreas afins voltadas para a comunidade em geral, proporcionando a inclusão social de distintos públicos, principalmente os povos indígenas, as comunidades afrodescendentes, os ciganos e demais grupos sociais vulneráveis”.

Os projetos de pesquisa e educacionais que visam à inclusão social e cultural são alguns dos principais promotores da criação de redes e parcerias que compõem as tramas de memórias do MA/UFG no cumprimento de sua função social.

O registro fotográfico é do dia 20 de fevereiro de 2020, quando militantes da luta antimanicomial, artistas, profissionais da saúde, usuários dos serviços de saúde mental e seus familiares se encontraram em mais um bloco de carnaval da saúde mental, realizado em áreas de convivência do MA/UFG e na Praça Universitária. A celebração, que já é tradição na cidade, contou com a participação do Coletivo Desencuca, do Fórum Goiano de Saúde Mental, da Associação Coró de Pau, dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Goiás e de tantos outros parceiros que estão juntos na luta por políticas de vida, por direito à cidade e pelo cuidado em liberdade.

Sobre a 18ª Semana dos Museus

Começou na última segunda-feira a Semana Nacional de Museus (18ª SNM) com programações online planejadas por museus e instituições culturais de todo o país. Com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, a temporada que vai de 18 a 24 de maio é a 18ª edição do evento orquestrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Em virtude da necessidade da adoção de medidas de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), ainda na segunda quinzena de março, o Ibram recomendou que os eventos presenciais planejados para a 18ª SNM fossem cancelados e sugeriu que as instituições buscassem moldar suas atividades para ambiente virtual.

Confira aqui outras atividades dos Museus Ibram e acesse o Guia da Programação da 18ª Semana Nacional de Museus .

Fonte: www.museus.gov.br

Fonte: Comunicação do MA