semana 18.

Semana Nacional dos Museus destaca diversidade e inclusão

Atualizada em 21/05/20 19:58.

O evento que vai de 18 a 24 de maio, terá programação on line com reflexões diárias a partir de uma palavra geradora

Texto: Mayara Monteiro, Rosani Leitão e Rossana Klippel

Foto: Arquivo Museu Antropológico

Arquivo MA

foto 18 semana

Você sabia? Os conceitos norteadores da 18ª Semana de Museus, “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, estão relacionados à missão do Museu Antropológico da UFG, uma vez que está comprometida a “colaborar com os processos de construção da cidadania, do fortalecimento das identidades regionais e da democratização”.

Para além do lançamento do vídeo em comemoração aos seus 50 anos, o museu seguirá compartilhando memórias no decorrer da semana ao participar da proposta do Instituto Brasileiro de Museus. O MA/UFG compartilhará, para cada dia, uma imagem geradora de reflexões pertinentes a um tema. No dia de hoje, 19 de maio, a palavra é igualdade.

Conforme previsto em seu Plano Museológico, as atividades no Museu são “pensadas de modo a contribuir no enfrentamento para a redução da defasagem científica e tecnológica, na ampliação das bases para a sustentabilidade e na superação da pobreza e redução das desigualdades sociais e regionais.'' Para o cumprimento de sua função social como museu, a promoção da valorização do patrimônio cultural e dos sujeitos envolvidos através de suas ações são fundamentais em sua trajetória, cujos projetos contribuem para desdobramentos que ultrapassam as paredes institucionais e acadêmicas.

O registro fotográfico, datado de 2012, é de uma visita das interlocutoras ceramistas do projeto "Bonecas de cerâmica Karajá: arte, memória e identidade indígena no Araguaia". O projeto foi desenvolvido por pesquisadores/as e estagiários/as do Museu Antropológico, em uma parceria entre UFG e IPHAN, entre 2009 e 2012. Participaram do projeto as pesquisadoras Nei Clara de Lima, Rosani Moreira Leitão e Telma Camargo da Silva e o antropólogo Manuel Ferreira Lima Filho, além das estagiárias Michelle Nogueira de Resende e Núbia Vieira Teixeira. A pesquisa fundamentou o registro da boneca de cerâmica Karajá como Patrimônio Cultural do Brasil

Sobre a 18ª Semana dos Museus

Começou na última segunda-feira a Semana Nacional de Museus (18ª SNM) com programações online planejadas por museus e instituições culturais de todo o país. Com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, a temporada que vai de 18 a 24 de maio é a 18ª edição do evento orquestrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Em virtude da necessidade da adoção de medidas de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), ainda na segunda quinzena de março, o Ibram recomendou que os eventos presenciais planejados para a 18ª SNM fossem cancelados e sugeriu que as instituições buscassem moldar suas atividades para ambiente virtual.

Confira aqui outras atividades dos Museus Ibram e acesse o Guia da Programação da 18ª Semana Nacional de Museus.

Fonte: www.museus.gov.br

Fonte: Comunicação do MA