16 Conpeex

Confira a programação cultural do 16º CONPEEX

Atualizada em 15/10/19 11:43.

Nesta edição o Congresso tem um novo formato

O 16º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (CONPEEX) da Universidade Federal de Goiás (UFG) ocorre entre os dias 16 e 23 de outubro, na Regional Goiânia. O CONPEEX é um evento acadêmico promovido anualmente pela Universidade. A programação é composta por atividades que ocorrerão, na maior parte, de forma isolada, ou seja, não haverá atividades simultâneas: Conferências/Palestras para debate da temática do evento; Seminário Geral de Ensino, Pesquisa e Extensão com apresentação de pôsteres; Seminário de Iniciação Científica; Simpósios temáticos com seis temas norteadores; II Mostra UFG de Inovação, Rota de Ciência, Rota da Cultura; Atividades Paralelas; Curta o Campus; e Dia C da Ciência.

O Museu Antropológico tem atividades que integram a programação das Rotas de Ciência e Cultura como visitações, oficinas, seminários e mesas-redondas no prédio do órgão. Será realizado, também, o lançamento dos acervos do Museu Antropológico e Centro Cultural UFG na Plataforma Tainacan no próximo dia 17, às 10h, no Centro de Cultura e Eventos da UFG, palco principal, Câmpus Samambaia. O evento faz parte das comemorações dos 50 anos do MA e da Programação Científica do 16º CONPEEX.

Acompanhe abaixo a programação das atividades no Museu Antropológico:

Rota de Ciência e Cultura - Museu Antropológico

- Visita mediada com a monitora Leticia Castro Saraiva na exposição, Lavras e Louvores nos dias: 16, 17, 18, 21, 22 e 23/10 das 14h às 17h.

- Visita ao Laboratório de Arqueologia (LabArq) nos dias 16, 17, 18, 21, 22 e 23/10, das 14h às 17h, com a participação da equipe técnica do LabArq.

- Visita a Reserva Técnica Etnográfica (RTE) nos dias 16, 17, 18, 21, 22 e 23/10, das 14h às 17h, com a participação da equipe técnica da Coordenação de Museologia. Serão montados dois grupos de até dez pessoas para a visitação.

- Apresentação da Mala Arqueológica como instrumento didático com Tatyana Beltrão, Natalia Dutra Costa e Gabriela Neres, MA/UFG.

- 16/10 às 19h, Cinema com debate - Cineclube Vingador Tóxico. Filme: Arrasta-me para o inferno (2009). Debatedor: Marco Túlio Sousa.

- 17/10 às 8h, visita ao MA do Grupo Gerontológico de Lazer e Saúde, Vida Ativa. Unidade do Vila Nova.

- 17/10 às 19h, Seminário do Curso de Museologia.

- 18/10 às 14h, Cinema com debate. Filme: Maradona By Kusturica. Debatedor: Gabriel Sulino.

- 22/10 às 19h, visita ao MA de alunos da Faculdade de Educação da UFG.

- 23/10 às 9h, visita ao MA do CMEI Orlando Alves Carneiro.

IV Seminário do NEAP e I Seminário Lugar e Patrimônio

Dia 21/10 - Abertura

18h: Conferência de abertura com Ailton Krenak (Auditório da Faculdade de Farmácia).

Dia 22/10 - Mesas-redondas (Auditório do Museu Antropológico)

14h: Patrimônio e culturas afros

Otair Oliveira (UFRRJ), Yussef Campos (UFG)

Mediação: Lúcio Menezes (UFPel)