OcupAções 3

: 12 de Julho 2019 às 18:30

OcupAções 4

OcupAções:

A exposição curricular “OcupAções” foi realizada pela turma de discentes do 5˚ período do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ela supõe a ideia de “território” enquanto fundamento do trabalho humano, onde sujeitos e grupos sociais forjam identidades a partir de suas experiências históricas, partilham demandas relacionadas a suas existências culturais, políticas, econômicas, e produzem outras escalas territoriais: de espaços físico-geográficos ao corpo humano como unidade de expressão de territorialidades.

É pensando nesse quadro que procuramos criar núcleos interativos que possibilitem uma relação/sensação de apropriação do espaço por parte do visitante. Nesse sentido, buscamos afirmar que o museu é aquilo que tentamos construir dele ou, na melhor das hipóteses, com ele, participando de suas atividades, interagindo com suas exposições, construindo e compondo sua agenda de ações educativas, enfim, ocupando seus espaços. OcupAções.

Essa exposição faz parte das comemorações dos 50 anos do Museu Antropológico e corresponde ao primeiro módulo que será inaugurado da Exposição dos 50 anos.