ex

Abertura da exposição e lançamento do e-book Topos: espaços de Ewald Janssen

: Miniauditório Prof. Acary de Passos Oliveira (Museu Antropológico)

: 06 de Novembro 2018 às 19:00

Topos: espaços de Ewald Janssen

Exposição de curta duração

Curadoria: Ana Cristina de Menezes Santoro; Dilamar Candida Martins; Karolyn Soledad Saavedra Correia e Vanessa Ferreira de Almeida Resende

Projeto expográfico: Karolyn Soledad Saavedra Correia e Vanessa Ferreira de Almeida Resende

Período: 06/11/2018 a 01/03/2019

E-book

Autoria: Ana Cristina de Menezes Santoro; Dilamar Candida Martins; Karolyn Soledad Saavedra Correia e Vanessa Ferreira de Almeida Resende

ex

RESUMO:

O Museu Antropológico/UFG convida para a abertura da exposição e lançamento do e-book Topos: espaços de Ewald Janssen, resultantes do Projeto Gestão do acervo documental de Ewald Janssen: restauração, difusão e circulação patrimonial contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás/SEDUCE/Edital de Estímulo ao Restauro, a ser realizada às 19h do dia 06 de novembro/2018, no Salão de Exposições Temporárias do Órgão.

RELEASE:

Topos: espaços de Ewald Janssen é um dos resultados do Projeto Gestão do acervo documental de Ewald Janssen: restauração, difusão e circulação patrimonial contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do estado de Goiás, Brasil, no Edital de Estímulo ao Restauro, n. 07/2016, relacionado ao Patrimônio Material e desenvolvido pelo Museu Antropológico, entre os anos de 2017 e 2018.

A exposição e o e-book Topos: espaços de Ewald Janssen tem como curadoras e autoras Ana Cristina de Menezes Santoro e Dilamar Candida Martins, coordenadoras do projeto, e as museólogas Karolyn Soledad Saavedra Correia e Vanessa Ferreira de Almeida Resende, que assinam o projeto expográfico.

O Projeto teve como objetivo recuperar a integridade física dos documentos (cartográficos, iconográficos e textuais) salvaguardados pelo Órgão, e promover o restauro, o acesso, a difusão e a circulação do acervo produzido pelo engenheiro e topógrafo Ewald Janssen, sobre a criação e expansão urbanística da cidade de Goiânia e de outras do interior do estado de Goiás, entre as décadas de 1950 e 1980.

A exposição Topos: espaços de Ewald Janssen é mais que uma mera apresentação de objetos. Ela é um programa complexo que procurou disseminar o conhecimento gerado pela pesquisa, realizada em área de conhecimento especializada, no seio de um Órgão público, com o apoio de investimento externo, e potenciar a comunicação e interação com diferentes públicos, fazendo uso de algumas estratégias, sustentadas por distintos recursos.

A mostra tem em seu conceito gerador a exposição da importância e potencialidade dos documentos que compõem a coleção Ewald Janssen, assim como o conhecimento de parte da história do estado de Goiás e em especial da cidade de Goiânia. O projeto expográfico foi realizado pelas museólogas Karolyn Soledad e Vanessa Resende, que fizeram parte de todo o processo de musealização do acervo.

Na oportunidade será apresentado ao público o Laboratório de Conservação e Restauro em Papéis (LaCRAP) criado no âmbito do Projeto.