
1º Colóquio Os Processos da Diversidade Cultural na Formação Social e Educativa
1° COLÓQUIO - Os Processos da Diversidade Cultural na Formação Social e Educativa: uma perspectiva de estudantes de pós-graduação do Brasil e do México
Data: 03 de agosto de 2009
Informações: Fones: (62) 3209-63843209 -6010 Site
Este colóquio tem como objetivo geral criar um ambiente de reflexão e intercâmbio, visando a consolidação de projetos nos campos da Diversidade e da Interculturalidade na América Latina.
O evento dá continuidade a um processo de cooperação acadêmica iniciado em 2004 entre a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por intermédio do Museu Antropológico, o qual inclui a colaboração em cursos e projetos de pesquisa e extensão, seminários e reuniões científicas e publicações conjuntas.
Ações que vem proporcionando uma produtiva interlocução entre as duas instituições e seus pesquisadores e possibilitando o desenvolvimento conjunto de atividades acadêmicas em ambos os países.
É com satisfação que pela terceira vez o Museu Antropológico recebe um grupo de pesquisadores da UNAM para mais um evento interinstitucional.
Neste encontro contamos com a parceria do Programa de Pós-Graduação
PROGRAMAÇÃO
09:00 - 10:30 h. Conferência
Problemas epistemológicos de la investigación en Ciencias Sociales y Educación en
Perfil, políticas acadêmicas e linhas de atuação. Apresentação de Programas de Pós-Graduação
Profa. Dra. Custódia Selma Sena (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação
14:00 - 17:00 h. Mesas Temáticas
- La formación docente y práctica educativa indígena: el caso de los instructores comunitarios del Consejo Nacional de Fomento Educativo. (Lorena Marín Maceda - Posgrado en Pedagogía /UNAM)
- Los formadores de docentes indígenas y
- Diálogos interculturais: uma experiência de parceria entre o Museu Antropológico da UFG e professores Terena da aldeia Cachoeirinha. (Marisa Damas Vieira e Rosani Moreira Leitão - Museu Antropológico/UFG)
- Mulheres quilombolas - protagonismo e empoderamento a partir das discussões de gênero e agroecologia (Mariana Cunha Pereira - Faculdade de Educação/UFG)
- Los significados de la sexualidad en estudiantes indígenas: el caso de
- Pedagogía autónoma (Rogelio Velásquez Vargas - Posgrado en Pedagogía /UNAM)
- Hacia la construcción de una pedagogía indígena a través de los saberes comunitarios: el caso del pueblo indígena Ayuuk (Mixe) de San Cristóbal Chichicaxtepec (Enrique Francisco Antonio - Posgrado en Pedagogía/ UNAM)
- Licenciatura Intercultural Indígena: projeto, perfil do curso, matrizes curriculares e referenciais teórico-medológicos (Maria do Socorro Pimentel da Silva e Mônica Veloso Borges - Núcleo Takinahay /UFG)
- La conformación de la identidad en el aula Juan Carlos Cortés Ruiz (Posgrado en Pedagogía /UNAM)
- Identidades, memórias e paisagens culturais (Margarida do Amaral Silva - Programa de Pós-Graduação
- Gênero e “Saúde Mental”: os modelos de saúde e doença dos atores sociais
- O processo interativo na Educação a Distância: professor, aluno e material didático (Iolene Mesquita Lobato - Programa de Pós-Graduação
- Cidade em movimento: olhares sobre a revitalização do centro de Goiânia (Katianne de Sousa Almeida - Programa de Pós-Graduação
17:00 -17:30 h. Apresentação de Pôsteres
Projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento com abordagens relacionadas aos temas debatidos durante o evento.
17:30h. Visita à Exposição Lavras e Louvores
Curadoras: Nei Clara de Lima e Custódia Selma Sena
18:00h. Encerramento e confraternização
Realização
Museu Antropológico/UFG
Programa de Pós-Graduação
Programa de Pós-Graduação
Posgrado en Pedagogía/UNAM
Coordenação
Cristhian Teófilo da Silva (CEPPAC/UnB)
Aline Lopes Murillo
Irmina Anna Walczak
Iolene Mesquita Lobato
Karoline Gouveia Lopes
Luciana de Oliveira Dias Matos
Núbia Vieira Texeira
Rafael Martins Santana
Rosana Schmidt
Welbia Carla Dias